Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Instituto de Artes do Pará lança CD e DVD “Os Pássaros”

Música

Instituto de Artes do Pará lança CD e DVD “Os Pássaros”

Projeto multimídia inclui CD, DVD e livreto contando a história dos Pássaros Juninos em Belém
Foto em destaque

No próximo dia 21 de novembro, o Instituto de Artes do Pará apresenta “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”, projeto multimídia composto por livreto, CD e DVD, criado para resgatar e fazer reconhecer o trabalho dos grupos de pássaros juninos. O lançamento conta com show dirigido por Félix Robatto, onde estarão presentes: Ana Clara Matos, Richelli Rodrigues, Nanna Reis, Larissa Leite, Camila Honda, Adriana Cavalcante, Aíla, Reginaldo Viana, ProeFex e Cronistas da Rua. Tudo gratuito, a partir das 20h, no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará.

 

Realizado entre os anos de 2012 e 2013, o projeto foi criado para que os Pássaros Juninos, manifestação cultural realizada exclusivamente no Pará, há quase quatro décadas, volte a ter a importância e o reconhecimento que teve no passado.

 

O projeto apresenta como resultado um material multimídia de livreto, CD e DVD, contando de forma abrangente o conceito da manifestação, como ela foi criada e sua importância para os brincantes e guardiões dos Pássaros Juninos.

 

Para o DVD, foi produzido um documentário dirigido por Vladimir Cunha, que traz a origem dos Pássaros, seus principais agentes e os motivos que levam essas pessoas a fazer desta manifestação a sua profissão de fé.

 

O projeto inclui ainda um CD tributo, com direção musical de Félix Robatto. O disco foi proposto com a ideia de aproximar a manifestação a um novo segmento de público. Nele estão releituras de músicas do repertório dos Pássaros Juninos, interpretadas por músicos contemporâneos de Belém, como Camila Honda, Felipe Cordeiro, Keila Gentil, Adriana Cavalcante e outros.

 

O documentário

 

Dirigido por Vladimir Cunha, o documentário faz um passeio histórico pelos Pássaros Juninos, ressaltando sua origem nos tempos da chamada Belle Époque Amazônica. É quando surge o pássaro, a ópera popular paraense, escrita pelos serviçais da elite paraense que trabalhavam no Theatro da Paz, que as encenavam nos bairros da periferia onde moravam.

No documentário, Vladimir também aborda a questão da tradição transmitida nas famílias envolvidas no processo de encenação, e repassadas a cada nova geração, pontuando a seriedade e comprometimento que os brincantes dos Pássaros Juninos. “A impressão que dá é que não importa que deve ser feito e sim o que é possível fazer a partir do que se tem”, diz o diretor. Vladimir explica que, “o Pássaro é para ser brincado, para sublimar por alguns momentos a aridez cotidiana de quem vive nas áreas mais carentes de Belém e não tem tempo de dramatizar a própria a própria vida. A balconista de supermercado, o feirante, o estudante de escola pública, todos renascidos durante algumas horas como condes, princesas, príncipes e fadas, antes que tudo acabe e a realidade se imponha novamente em seus aspectos mais opressores”, finaliza.

 

A música

 

Com direção musical de Luiz Félix Robatto, o CD faz um tributo aos pássaros juninos. Félix conta que a idéia principal foi a de trabalhar as músicas dos pássaros juninos com uma nova roupagem, botando gente nova na música do Pará para interpretar. “Tivemos a ideia de chamar essa gente nova do cenário musical da cidade para interpretar as antigas músicas de pássaro junino, trabalhando também em novos arranjos e uma pegada mais moderna, para que elas fiquem mais acessíveis ao público.”, ressalta.

 

O CD conta com participações de Felipe Cordeiro, Keila Gentil, Camila Honda, Adriana Cavalcante e outros nomes do atual cenário musical de Belém.

 

Para o show de lançamento, Félix conta que ele deve seguir o mesmo repertório do disco. “O disco foi pensando com nuances para justamente não deixar a peteca cair e pretendemos utilizar este mesmo método para o show. Será um show mais pra cima, onde a gente pretende agitar o público que vier prestigiar o show.”, afirma.

 

Serviço:

 

Show de lançamento do CD e DVD do Projeto “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”
Com: Félix Robatto, Camila Honda, Ana Clara Matos, Nanna Reis, Richelli Rodrigues, Larissa Leite, Adriana Cavalcante, Aíla, Reginaldo Viana, ProeFx e Cronistas de Rua.

Data: 21 de novembro de 2014

Hora: 20h

Local: Anfiteatro do IAP – Praça Justo Chermont, 236.

Entrada franca.