Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

‘Transporte Ativo’ discute a mobilidade urbana

Tv Cultura

‘Transporte Ativo’ discute a mobilidade urbana

O interprograma já está no ar na TV e Portal Cultura
Publicado em 19/08/2015
O interprograma já está no ar na TV e Portal Cultura
‘Transporte Ativo’ discute a mobilidade urbana

Já imaginou como seria se as pessoas pudessem trocar os carros pelas bicicletas em Belém? E se os patins fossem o meio mais utilizado pelos estudantes para irem às aulas? A cidade está preparada para os skatistas trafegarem normalmente? E caminhar pelas vias públicas, é possível? Esses e outros assuntos são debatidos no “Transporte Ativo”, um novo interprograma da TV Cultura, que já está em exibição durante a programação da emissora.

 

Ao todo serão 30 interprogramas, que contarão com a participação de ambientalistas, ciclistas, ecologistas, skatistas, patinadores, motoristas, cadeirantes e do público. A jornalista Ivana Oliveira é quem está na direção do projeto. De acordo com ela, a iniciativa vem fomentar a discussão do uso de meios de transportes que não prejudiquem o meio ambiente, e contribuam para a locomoção nas grandes cidades.

 

“O programa vai ser informativo, e vai divulgar a importância do transporte que não usa motor, como bicicleta, skate, patins, ou seja, como se locomover utilizando o próprio corpo. Se a gente for observar, os grandes centros urbanos chegaram num ponto de explosão. Um caos. As ruas não crescem e só aumenta o número de veículos. O programa pretende esclarecer as vantagens, a partir da utilização desses meios, e o que temos que fazer, como cidadãos, para ter acesso a esses transportes”, explica.

 

A mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas no mundo inteiro, no entanto, envolve a implantação de soluções inovadoras, como os sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais. “É uma discussão necessária sobre o presente, e não sobre o futuro, porque já estamos vivendo isso. O mundo inteiro vem discutindo isso, e a Rede Cultura vem fomentar essa ideia, dando voz às diversas pessoas que participam desse cenário”, comenta a jornalista.

 

A mobilidade urbana também demanda calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos. Segundo Ivana, além do conforto nas vias públicas, é de suma importância o respeito entre as pessoas e, principalmente, os condutores. “A rua é das pessoas. A cidade é das pessoas. Essa é a nossa ideia principal. É isso que o programa quer mostrar. E estamos estimulando não só as pessoas, mas os motoristas, para que saibam como respeitar essas diferenças”.

 

Os interprogramas começaram a ser exibidos no dia 1 de agosto, com duração entre 40 e 55 segundos, cada um. O “Transporte Ativo” é um produto da TV Cultura com produção de Aline Rodrigues. Imagens de Jacob Serruya, Hélio Furtado e André Mardock. Na edição, Augusto Cruz. Direção de imagens, Junior Braga.  E na direção geral, Ivana Oliveira.