Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Bibliotecas escolares: espaços de incentivo à leitura

Bibliotecas escolares: espaços de incentivo à leitura

Criadas em metade das escolas da rede pública estadual do Pará, as bibliotecas também ajudam a elevar os índices de aprendizagem.
Bibliotecas escolares: espaços de incentivo à leitura

Foto: Thiago Gomes (Agência Pará)

 

Diante de um cenário ruim no que diz respeito à leitura no país, como mostrou a pesquisa realizada em 2016 pelo instituto Pró-Livro, intitulada “Retratos da Leitura no Brasil”, segundo a qual o brasileiro lê, em média, menos de três livros ao ano, ações voltadas a mudar essa realidade são sempre bem vindas.

 

Uma dessas iniciativas é a campanha “Ler pode mudar a sua história”, lançada pelo Governo do Pará no último mês de abril para incentivar a população quanto ao hábito da leitura.

 

A partir de uma ação integrada e coordenada pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult) e de Comunicação (Secom), juntamente com o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), Fundação Cultural do Pará (FCP) e Imprensa Oficial do Estado (IOE), a iniciativa une forças para reforçar a importância da leitura como ferramenta de transformação.

 

Outra ação importante está na implantação e fortalecimento das bibliotecas escolares. No Pará, por exemplo, a rede estadual de ensino atende a cerca de 650 mil alunos de aproximadamente mil escolas que compõem a rede. Desse total 50% estão equipadas com bibliotecas que contam com o auxílio de bibliotecários e professores que dão apoio às atividades educacionais realizadas em sala de aula.

 

Criados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe) o serviço tem a responsabilidade de implantar estes espaços nas unidades da rede pública estadual. O objetivo principal é permitir aos alunos o acesso à informação e ao conhecimento por meio de ações de leitura realizadas pelas bibliotecas das escolas.

 

De acordo com a coordenadora do Siebe, Arilene Piedade, a importância desses espaços está no incentivo à leitura o que ajuda a elevar os índices da educação básica.

 

Para a professora de Língua Portuguesa, Ana Padilha, a biblioteca escolar é um recurso útil a todas as matérias do currículo escolar. Segundo ela, o aluno que pega livros emprestados e que desenvolve esse hábito, melhora em todas as disciplinas. “A leitura desenvolve o raciocínio lógico e apura a interpretação de mundo por parte do aluno. Se todos os professores tivessem esta consciência nós teríamos um país e um mundo melhor”, ressaltou.

 

Sobre a Campanha de incentivo à leitura

 

Em abril, o Governo do Estado lançou uma campanha de incentivo à leitura, com o tema “Ler pode mudar a sua história. Compartilhe Livros”, que envolve todas as Secretarias de forma integrada buscando arrecadar livros, facilitar o acesso à leitura da população paraense e aumentar o número de leitores no Estado. A ação chama o público para tirar aquele livro parado na prateleira e compartilhar essa história com outras pessoas, por meio da doação de livros.

 

O site da campanha (www.pa.gov.br/leitura) reúne todas as informações, tais como os projetos de arrecadação de livro, como participar da campanha, listas de bibliotecas e até como montar um ponto de leitura. A Cultura Rede de Comunicação também faz parte dessa ação e disponibilizou, na portaria da emissora, uma caixa para arrecadar os livros doados.