Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Mestre Cupijó terá obra regravada em DVD

Música

Mestre Cupijó terá obra regravada em DVD

Projeto integra um documentário que pretende traçar um retrato audiovisual do artista.
Mestre Cupijó terá obra regravada em DVD

Arte: Jefferson Lima (Portal Cultura)

 

Artistas de diversas vertentes da música paraense como Felipe Cordeiro, dona Onete, Kim Marques, Lucas Estrela e outros, se reúnem nesta terça-feira (06), no Teatro Margarida Schivasappa, para a gravação do DVD “Baile do Mestre Cupijó”. O objetivo é homenagear e reviver a obra desse grande mestre da cultura do Pará.

 

O show também integra o documentário “Mestre Cupijó e Seu Ritmo”, da cineasta Jorane Castro, contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural.

 

Além do registro do espetáculo musical, o filme inclui imagens de arquivo e entrevistas do Mestre Cupijó e seus parceiros musicais. A obra pretende compor um retrato audiovisual do músico que buscou inspiração em ritmos tradicionais de sua região para suas composições.

 

Sobre Mestre Cupijó – Joaquim Maria Dias de Castro, nome de batismo de Mestre Cupijó, foi um dos ícones da tradição musical do Pará. É considerado um reinventor e grande divulgador do Siriá, ritmo folclórico inspirado nas danças indígenas e dos escravos negros africanos.

 

Natural do município paraense de Cametá, de onde não gostava de sair nem para tocar, começou a estudar música aos 12 anos de idade e iniciou sua carreira como clarinetista, passando depois para o saxofone. Durante sua trajetória artística lançou sete discos e uma coletânea em CD.

 

Sua importância está no fato de ter modernizado o síria com novos arranjos fazendo com que o ritmo se tornasse mais conhecido e não desaparecesse. O siriá recriado por ele chegou a ser gravado durante a década de 1970 por artistas de sucesso nacional como Fafá de Belém e Roberto Leal.

 

Mestre Cupijó faleceu em 2012, aos 76 anos de idade, devido a um câncer de pulmão e deixou um legado inquestionável ao cenário musical do nosso estado.

 

Serviço: O show de gravação do DVD “Baile do Mestre Cupijó” será nesta terça (06), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bittencourt, 650). Mais informações na bilheteria do teatro e na loja Ná Figueiredo da Estação das Docas.