Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Jornalista lança livro inspirado no programa Catalendas

Imprensa

Jornalista lança livro inspirado no programa Catalendas

Livro resgata o lado afetivo da prática, comum na infância, de ouvir e contar histórias.
Jornalista lança livro inspirado no programa Catalendas

Foto: TV Cultura do Pará (Arquivo)

 

Baseado no programa infantil Catalendas, da TV Cultura do Pará, a jornalista e pesquisadora Jorgelene Santos lança neste sábado (2), no X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém, oeste paraense, o livro “Catalendas”. A obra, editada e produzida pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), é resultado da dissertação de mestrado da autora na Universidade Federal do Pará.

 

Jorgelene recorda que o primeiro contato direto com o Catalendas como programa da TV foi em uma apresentação pública em uma escola de Ensino Fundamental de Belém. “Fiquei muito impressionada com o encantamento das crianças pelo programa e poucas vezes tinha visto um programa de TV mobilizar tanto as crianças. Elas ficavam quase imóveis para assistir e, além disso, conheciam os personagens, as histórias e os chamavam pelos nomes, com uma intimidade que só a pureza das crianças tem”, conta.

 

A obra também demonstra o interesse da autora em revelar um lado afetivo com a prática comum na infância, que era o ato de ouvir histórias contadas. “Minha mãe foi uma grande contadora de histórias e a primeira que conheci”, pontuou a pesquisadora.

 

Roger Paes, diretor do programa à época, relembra a atração na apresentação do livro. “No início da produção, nossa preocupação foi tratar nosso público alvo de maneira criativa e honesta, seduzindo uma geração acostumada a efeitos digitais e linguagens dinâmicas. Nossa tarefa não foi fácil. Durante um ano experimentando, seguimos acreditando nas mágicas do afetivo teatro de bonecos e adaptando esse universo para o técnico e frio estúdio de TV. Duas formas distintas de comunicação precisavam dialogar e assim atrair a atenção infantil”, descreveu Paes.

 

Para a jornalista Jorgelene Santos, o livro vai contribuir para a compreensão e o trabalho dos professores da educação infantil, bem como a todos os que se interessam pelo universo de contação de histórias. (FOTO: Arquivo Pessoal)

Para a autora, o livro vai contribuir com a compreensão e o trabalho dos professores da educação infantil e de todos aqueles que se interessam pelo universo de contação de histórias. (FOTO: Arquivo Pessoal)

 

A jornalista conta que aguarda com expectativa pelo lançamento do livro, voltado principalmente ao público infantil. “Estou feliz e muito grata a todos da IOE que me proporcionaram essa grande alegria de ver o livro ser publicado, de ver minha pesquisa para além do repositório eletrônico da biblioteca da UFPA. Creio que o livro vai contribuir para a compreensão e para o trabalho dos professores da educação infantil ou mesmo daqueles que se interessam pelo universo de contação de histórias e, assim, todo o esforço terá valido a pena”, finaliza a jornalista.

 

História: No dia 11 de novembro 1999, foi ao ar o primeiro episódio do Catalendas, “O CURUPIRA”, depois do lançamento do programa durante a V  Feira Pan-Amazônica do Livro. No mesmo ano, como parte do processo de pesquisa, a equipe de produção do Catalendas participou do III ENCONTRO IFNOPAP, cujo tema era MEMÓRIA E COMUNIDADE – entre o rio e a floresta, realizado no Catamarã Pará, durante o mês de julho.

 

No primeiro ano do programa foram exibidos 10 episódios. Os catorze episódios gravados em 2011 e 2012 marcaram um novo começo para a atração, que acompanhou os avanços tecnológicos sem perder a poética artesanal do fazer com as mãos, que estimula a imaginação infantil e divulga a oralidade amazônica para o mundo. Desta vez, os personagens Preguinho e Dona Preguiça voltaram para ficar na grade da programação. Mas, em 2013, foi gravada a última temporada da atração infantil.

 

Serviço: O livro “Catalendas” será lançado neste sábado (02), às 18h, no X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém. A entrada é franca.