Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Parque do Utinga: espaço de convívio entre homem e meio ambiente

Parque do Utinga: espaço de convívio entre homem e meio ambiente

Bastante aguardado, o novo Parque Estadual do Utinga será reaberto ao público pelo Governo do Estado do Pará.
Parque do Utinga: espaço de convívio entre homem e meio ambiente

Foto: Antônio Silva / Agência Pará

 

O Parque Estadual do Utinga (Peut), um verdadeiro refúgio da vida silvestre e de toda a biodiversidade amazônica localizado a poucos minutos do centro de Belém, será reaberto ao público neste fim de semana com uma vasta programação cultural que se estenderá de sexta (16) a sábado (17) com apresentações artísticas, musicais e caminhadas ecológicas.

 

O parque foi criado em 1993 com os objetivos de preservar ecossistemas naturais, estimular a realização de pesquisas científicas, além de incentivar atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico.

 

Como Unidade de Conservação Estadual, O Parque do Utinga possui uma área superior a 1.390 hectares e está localizado na área urbana da capital, permitindo a quem gosta de um contato próximo com a natureza conferir um pedaço tranquilo da Amazônia a poucos quilômetros do centro da cidade. Com sua reabertura ao público, após as obras de revitalização pelas quais passou, o espaço se consolida como mais uma opção de lazer para moradores de Belém e turistas.

 

Usos do espaço - Além das atividades de pesquisa e de educação sócioambiental, a área pode ser utilizada pelos visitantes para caminhar, andar de bicicleta, e, principalmente, aprender sobre a conservação do meio ambiente. Para quem gosta de ecoturismo existem opções de trilhas com diferentes percursos, todas em contato direto com as diversas espécies da fauna e flora da região. São elas:

 

Trilha do Acapu
Trilha da Água Preta
Trilha do Amapá
Trilha do Bolonha
Trilha da Castanheira
Trilha do Patauá
Trilha do Macaco
Trilha da Paxiuba
Trilha da Mariana e do Bolonha

 

A Trilha do Macaco é uma das favoritas dos visitantes do Parque do Utinga. (Foto: Igor Brandão / Agência Pará)

 

Essas trilhas são escolhidas de acordo com o perfil do grupo, faixa etária dos integrantes e objetivo da visita. Cada trilha tem tamanhos, percursos e nível de dificuldades diferentes e podem ser feitas com agendamento prévio. Os grupos devem ser formados por pelo menos 7 pessoas.

 

Fauna e Flora - Em todo o parque podem ser encontradas diversas espécies de animais da Amazônia, como as serpentes coral, jararaca e piriquitambóia. Aves como as ararajubas, que este ano foram reintroduzidas dentro do parque após quase terem desaparecido, mamíferos como a capivara e os macacos e as espécies de plantas nativas da Amazônia, entre elas a andiroba e a samaúma, podem ser vistas no parque.

 

As ararajubas, espécies em extinção, foram reintroduzidas em seu habitat natural no Parque do Utinga. (Foto: Igor Brandão / Agência Pará)

 

Espécies em extinção – Quanto à flora, o Parque Estadual do Utinga abriga espécies que estão em processo de extinção, como a ucuúba (Virola surinamensis), árvore comumente encontrada em áreas alagadas, com a mata de igapó. Lá também se encontra grande extensão de açaizais, que não estão em extinção, mas são de fundamental importância para a sobrevivência de muitas comunidades, além de fornecem alimento para a fauna local.

 

Serviço: Reabertura do Parque Estadual do Utinga. Dias 16 e 17 de março. Confira a programação:

 

Dia 16/03 (sexta-feira)

16h30 - Exibição de vídeos sobre o Parque do Utinga e sua diversidade no auditório do Espaço Acolhimento.
Apresentação do “Boi Veludinho”
Apresentação artística de Crianças do Pro Paz.
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

 

Dia 17/03 (sábado)

8h – Caminhada Ecológica

 

No dia 18/03 (domingo), o parque funcionará normalmente no horário de 5h30 às 17h, assim como nos outros dias da semana.