Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Índios Tembé-Tenetehara assistem ao doc “A Batalha do Livramento”

Índios Tembé-Tenetehara assistem ao doc “A Batalha do Livramento”

A exibição aconteceu na manhã desta quarta-feira (21) na TV Cultura do Pará.
Índios Tembé-Tenetehara assistem ao doc “A Batalha do Livramento”

Foto: Camila Lima / Portal Cultura

 

Um grupo formado por cinco indígenas da etnia Tembé-Tenetehara assistiu, em primeira mão, na manhã desta quarta-feira (21), na TV Cultura do Pará, a uma exibição especial do documentário “A Batalha do Livramento” que será lançado ao público no dia 28 de março, na Casa das Artes, em Belém, e exibido pela TV Cultura, no próximo dia 1º de abril.

 

Dirigido pelo jornalista Nassif Jordy, o documentário mostra a luta do povo Tembé por liberdade e pelos seus direitos básicos, como o direito a terra. Além dos conflitos que ocorrem desde o primeiro contato dos índios com os invasores europeus, há 350 anos, o filme revela
a rica cultura dessa sociedade, como a "festa do moqueado", as tradições e os conhecimentos da floresta.

 

Segundo Nassif Jordy, a apresentação do filme aos representantes da Aldeia Tembé-Tenetehara foi uma forma de dar aos mesmos um retorno sobre o trabalho documental realizado com eles durante os três anos de produção da obra.

 

Para a presidente da Cultura Rede de Comunicação, Adelaide Oliveira, o documentário reforça a missão da TV Cultura enquanto emissora pública em dar vez e voz aos diversos grupos sociais, como os indígenas.

 

“A Batalha do Livramento” partiu também de um resgate sobre o conflito ocorrido no ano de 1996 na Terra Indígena Alto Rio Guamá, quando setenta e sete Tembé-Tenetehara foram sequestrados, aprisionados e torturados por fazendeiros invasores. Submetidos durante três dias a condições sub-humanas, os indígenas foram ameaçados de morte e obrigados a assinar documentos abrindo mão de suas terras.

 

Para o cacique Ednaldo Tembé, “o filme reforça a representatividade dos índios junto à população não indígena que muitas vezes tem uma visão errada dos índios, não reconhecendo os direitos dos mesmos à terra”.

 

O também cacique Edvaldo Tembé ressaltou que o documentário é importante por "passar às novas gerações de índios a luta travada por seus antepassados em defesa dos seus direitos e dignidade".

 

O documentário "A Batalha do Livramento" será lançado na quarta-feira, dia 28 de março, às 19h, na Casa das Artes. No dia 1º de abril o filme estreia na TV Cultura do Pará, às 21h, dentro da faixa Cultura.DOC.