Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

"A Batalha do Livramento" será exibido no Cultura.DOC

Imprensa

"A Batalha do Livramento" será exibido no Cultura.DOC

Documentário será lançado nesta quarta-feira (28), às 19h, na Casa das Artes
"A Batalha do Livramento" será exibido no Cultura.DOC
Foto: Nassif Jordy
 
 
A TV cultura do Pará exibe neste domingo (1º), às 21h, dentro da faixa Cultura. DOC, o documentário "A Batalha do Livramento", produzido e dirigido pelo jornalista Nassif Jordy, em coprodução com a TV Cultura e apoio da Amazon Filmes. O lançamento do documentário para o público será nesta quarta-feira (28), às 19h, na Casa das Artes, em Belém. 
 
 
O documentário surgiu a partir do mestrado em comunicação do jornalista Nassif Jordy pela UFPA (Universidade Federal do Pará), durante pesquisas de campo realizadas em 2015 na reserva indígena do Alto Rio Guamá, em Garrafão do Norte, nordeste do Pará. Em contato com a população indígena Tembé-Tenetehara surgiu a oportunidade de realizar o documentário, que será exibido pela primeira vez na tv brasileira. 
 
 
"Há 20 anos, cerca de 77 indígenas foram aprisionados e torturados em suas terras por colonos e obrigados a assinar documentos abrindo mão desses espaços, já que essas terras sempre foram muito visadas por lá desde antes da ditadura militar. Então, nesse episódio, eu procuro mostrar em forma de metáfora como foi essa batalha dos índios Tembé. Mas também procuro relembrar a história desse povo desde a chegada dos portugueses nos tempos dos primeiros contatos com o colonizador", explica Jordy.
 
 
Com uma hora de duração, a produção conta com entrevistas de indígenas que passaram por este triste episódio ocorrido em 1996. Durante semanas, a equipe de produção da emissora esteve na reserva indígena. A produção relembra a prisão e a tortura desses povos que lutavam para manter as fronteiras de suas terras. O jornalista destaca que a ideia de retomar o assunto, capa de jornais e revistas da época, foi vontade dos próprios Tembé-Tenetehara, durante pesquisa etnográfica como mestrando da UFPA. 
 
 
"A ideia da minha pesquisa era destacar a tradição do povo Tembé-Tenetehara, mas depois percebi que esse episódio da Batalha do Livramento se confundia com a história desse povo que precisava de uma voz. Esse episódio estava há 20 anos silenciado. Algumas pessoas que estiveram lá relatam que foram torturadas e sofreram agressões de todos os tipos. Inclusive nós utilizamos imagens de jornais e telejornais da epoca porque o caso ganhou até repercussão nacional grande", completa Jordy. 
 
"A Batalha do Livramento" também contém cenas de um documentário gravado pela TV Cultura na mesma terra indígena na década de 90 como forma de crítica ao próprio trabalho da emissora em relação aos povos tradicionais. A ideia é mostrar como as produções antigas também eram carregadas de estereótipos e perceber de que forma os indígenas recebiam essa informação. O documentário será reexibido no dia 8 de abril, também às 21h, pela TV Cultura do Pará.