Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

“Soldados do Araguaia” em cartaz no Líbero Luxardo

Cinema

“Soldados do Araguaia” em cartaz no Líbero Luxardo

Documentário explora pontos pouco conhecidos acerca da Guerrilha do Araguaia.
“Soldados do Araguaia” em cartaz no Líbero Luxardo

Foto: Reprodução

 

O documentário “Soldados do Araguaia”, obra de Belisário Franca e Ismael Machado sobre a história da Guerrilha do Araguaia, está em cartaz no Cine Líbero Luxardo (Centur), em Belém.

 

O filme foi exibido na 41ª Mostra de Internacional de Cinema e conta parte importante da Guerrilha do Araguaia (1967-1974) a partir de impressões, memórias e traumas de oito recrutas do Exército Brasileiro que participaram do conflito. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio do grupo, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem sob a opressão militar.

 

Os relatos valorizam o trabalho dos soldados, todos de baixa patente, que foram sendo esquecidos com o passar do tempo. Com o fim do conflito, eles retornaram às suas casas como “fantasmas”. Ignorados e sem qualquer assistência do Estado, precisando lutar até hoje para superar os episódios de abuso e violência que sofreram e testemunharam. Assista ao trailer.

 

Premiado em 2017, pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Documentário, o documentário difunde histórias pouco debatidas sobre o episódio. A narrativa surgiu a partir de pesquisas históricas feitas por Ismael Machado, que, juntamente com Belisário Franca, é roteirista do longa.

 

Sobre a Guerrilha do Araguaia - foi um movimento guerrilheiro que ocorreu na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metade de 1970. Criado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tinha por objetivo derrubar o governo militar e tomar o poder a partir de um levante popular, instalando um governo socialista no Brasil nos moldes das experiências vitoriosas das Revoluções Cubana e Chinesa.

 

Serviço: O documentário “Soldados do Araguaia” segue em cartaz até esta quarta-feira (28), às 16h, no Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bitencourt, nº 650, no prédio do Centur). Mais informações pelo fone (91) 98416-6579.