Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Evento discute o tratamento da hemofilia no Pará

Tv Cultura

Evento discute o tratamento da hemofilia no Pará

O assunto é um dos destaques desta segunda (16) no Sem Censura Pará.
Publicado em 16/04/2018
O assunto é um dos destaques desta segunda (16) no Sem Censura Pará.
Evento discute o tratamento da hemofilia no Pará

Foto: Ascom Hemopa (Divulgação)

 

No programa de hoje vamos receber a conselheira do Conselho Nacional de Saúde, Christiane Costa, para uma entrevista sobre o I Fórum de Políticas de Saúde para Pessoas com Hemofilia e outras Coagulopatias Hereditárias que vai acontecer em Belém nos dias 17 (Dia Mundial da Hemofilia) e 18 de abril. O evento busca ampliar a capacitação da rede de atenção e cuidados voltados ao tratamento de pacientes com distúrbio hemorrágico hereditário no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A hemofilia é uma doença genética caracterizada por um distúrbio na coagulação do sangue, resultando em sangramento de difícil controle que pode ocorrer tanto espontaneamente quanto após um pequeno trauma, reduzindo drasticamente a qualidade de vida das pessoas afetadas e de seus familiares.

 

Além da capacitação o evento será um espaço para o debate situacional sobre o atendimento das pessoas portadoras de coagulopatias no Pará, estado que ocupa o quinto lugar no número de casos desse problema no país.

 

Segundo o Ministério da Saúde, no Pará existem cerca de 450 hemofílicos que recebem atendimento multidisciplinar no Hemopa, referência para diagnóstico e tratamento da patologia no estado.

 

O Fórum é uma realização da Associação Paraense de Hemofilia (ASPAHC) em parceria com o Hemopa, apoio da Federação Brasileira de Hemofilia, SESPA, UEPA e patrocínio da Novo Nordisk Haemophilia Foundation.

 

Outros destaques:

 

Nosso outro convidado de hoje é o coordenador de Linguagem Corporal da Fundação Curro Velho, Jorge Cunha, para falar sobre as oficinas de iniciação artística nas modalidades dança, teatro e música (percussão e canto) e que estão com inscrições abertas para crianças e adolescentes.

 

Vamos conversar também com os artistas plásticos Emanuel Franco e Jorge Eiró sobre a exposição “ÁGORA” que reúne produções inéditas dos dois artistas e de Geraldo Teixeira, Paulo Andrade e Ruma de Albuquerque.

 

Vamos conversar também com o cantor Naldinho Freire que participa, ao lado de outros representantes do estado do Pará, do AME (Atlantic Music Expo), em Cabo Verde. O AME é um grande intercâmbio cultural e, além de Naldinho Freire, vão representar o Pará o músico Dan Bordalo, a gestora da Casa do Artista de Icoaraci, Alda Piani e o coordenador do curso de turismo da UFPA, Paulo Pinto.

 

Não perca! O Sem Censura Pará vai ao ar logo mais às 14h30 e você acompanha a transmissão pela TV e Portal Cultura através do link “TV ao Vivo”.