Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Documentário "Ler de Paixão" está disponível no Youtube

Imprensa

Documentário "Ler de Paixão" está disponível no Youtube

Obra explora o universo literário paraense
Documentário "Ler de Paixão" está disponível no Youtube

Foto: Divulgação

 

O documentário "Ler de Paixão", da TV Cultura do Pará, já está disponível no canal do Portal Cultura no Youtube (www.youtube.com/canalportalcultura). Com direção de Júnior Braga e produção de Marbo Mendonça, a obra desvenda o universo lúdico da leitura na formação de leitores paraenses como crianças, jornalistas e professores. Também são exploradas iniciativas vitoriosas de incentivo à leitura como bibliotecas alternativas e espaços culturais. A jornalista Renata Ferreira é a responsável pela apresentação do documentário, que foi dividido em quatro temas com reportagens de Cláudio Lobato e texto final de Guaracy Britto Jr. "Ler de Paixão" foi lançado em maio do ano passado pela emissora e agora promete ganhar a internet. 

 

"O documentário surgiu da ideia de fazermos pequenas matérias especiais relacionadas à paixão pela leitura para o jornalismo da TV Cultura. Mas o material começou a ficar grande e percebemos que tinha muito assunto a ser explorado. Basicamente queremos mostrar porque as pessoas gostam de ler. Por que é importante ler? Queremos desvendar esse mistério conversando com todos os tipos de leitores", explica o jornalista Júnior Braga, diretor do filme.

 

Com 48 minutos de duração, o documentário foi gravado durante o ano de 2016, em Belém. Foram dois meses de trabalhos intensos que envolveram mais de 15 profissionais da TV Cultura do Pará. Utilizando uma linguagem dinâmica e poética, a produção aborda com sutileza a diferença entre livros físicos e virtuais como forma de trazer para a discussão os dois tipos de leitores e suas sensações. A leitura inclusiva também foi lembrada no documentário de forma singela, e mostra que no universo dos livros não há barreiras para o conhecimento.  

 

A produção percorreu vários espaços alternativos de leitura e bibliotecas de ilustres leitores paraenses como o jornalista Lúcio Flávio Pinto e o filósofo Benedito Nunes, falecido em 2011, e que tem o espaço mantido hoje sob a curadoria de Nelson Sanjad e Maria Regina Maneschy. A biblioteca do filósofo e escritor é hoje referência nos estudos em sociologia e filosofia no Estado. "Ler de Paixão" mostra como a magia do livro conquistou escritores consagrados e continua atraindo as novas gerações.

 

Também no canal do Portal Cultura no Youtube os internautas podem conferir, separadamente, todas as entrevistas com os personagens da produção paraense.