Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23)

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23)

A meta é vacinar mais de 1 milhão de pessoas em todo o Pará.
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23)

Foto: Renan Viana / Ascom Uepa

Com informações da Ascom/Sespa

 

Começou nesta segunda-feira (23) em todo o Pará e segue até o dia 1º de junho a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, estratégia do Ministério da Saúde (MS) para prevenir o avanço da gripe no país, bem como reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes das infecções causadas pelo vírus.

 

QUEM DEVE SE VACINAR? Devem ser vacinados os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, que são aqueles que apresentam maiores chances de desenvolver complicações devido à gripe, como a pneumonia. São eles:

 

- Pessoas com mais de 60 anos;

- Grávidas em qualquer período gestacional;

- Crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos;

- Trabalhadores da saúde das áreas pública e privada;

- Professores das redes pública e privada;

- Indígenas que vivem em aldeias;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;

- Detentos (incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas);

- Funcionários do sistema prisional;

- Mulheres que tiveram bebês até 45 dias (puérperas);

- Portadores de doenças crônicas, comprovadas por laudo médico, como as doenças respiratórias, cardíacas, diabetes, hipertensão, baixa imunidade, entre outras.

 

A VACINA PROTEGE CONTRA QUAIS TIPOS DE VÍRUS? A vacina protege contra os vírus Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e Influenza B. O MS acrescentou a proteção contra o H3N2 na vacina deste ano após a ocorrência de 47 mil casos de infecção por esse vírus no hemisfério norte em janeiro.

 

EM QUAIS CASOS É CONTRAINDICADA A VACINA? Em geral a contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Pessoas que estejam gripadas ou apresentando febre devem aguardar a melhora do quadro para então se vacinar. Atenção também para aqueles que tomaram recentemente uma outra vacina (como a da febre amarela, por exemplo). Nesse caso é indicado buscar orientação com um profissional de saúde antes de tomar a vacina contra a gripe, pois uma vacina pode influenciar na proteção oferecida pela outra.

 

QUEM TOMOU A VACINA NO ANO PASSADO PRECISA TOMAR NOVAMENTE? As pessoas que receberam a vacina na campanha do ano passado devem toma-la novamente este ano. A reaplicação anual é necessária porque os vírus da gripe sofrem mutações. Assim, a vacina oferecida em 2018 é diferente da ofertada em anos anteriores e protege o organismo contra as mutações dos vírus.

 

A PARTIR DE QUANTO TEMPO A VACINA COMEÇA A PROTEGER? A ação da vacina no organismo contra a gripe leva duas semanas para funcionar e a sua duração é de cerca de 9 meses.

 

DIA “D” DE VACINAÇÃO - O Dia “D”, considerado a data mais importante de mobilização nacional contra o vírus influenza, está marcado para 12 de maio, um sábado, e as vacinas ficarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, mantidas pelas prefeituras municipais.

 

META - Os 144 municípios paraenses deverão cumprir a meta mínima de vacinar 90% do grupo prioritário, o que corresponde em todo o Estado a 1.687.635 milhão de pessoas. Na capital, Belém, a meta é vacinar mais de 340 mil pessoas dos grupos de risco definidos pelo MS e a vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, em todas as salas de vacina do município.

 

NÚMERO DE DOSES DISPONÍVEIS - Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o MS enviou ao Estado mais de 1 milhão e oitocentas mil doses da vacina que são repassadas pela Sespa aos municípios que, na prática, são os executores da vacinação.

 

Em todo o Estado serão 3.832 postos de vacinação fixos, além de 1.186 volantes terrestres e 320 volantes fluviais, com 21.350 pessoas envolvidas, incluindo 5.338 equipes de vacinação. A campanha envolverá 970 carros, 62 barcos, 16 voadeiras e 75 motocicletas.