Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

"Catalendas", da TV Cultura do Pará, é tema de exposição na UFPA

Imprensa

"Catalendas", da TV Cultura do Pará, é tema de exposição na UFPA

"Catalendas", da TV Cultura do Pará, é tema de exposição na UFPA

Foto: TV Cultura do Pará (arquivo)

 

O programa infantil "Catalendas, da Cultura Rede de Comunicação, é tema da exposição “Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV”, realizada por estudantes da turma de 2015 do curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A exposição pode ser vista a partir de quarta-feira (06) até o dia 06 de julho, no campus da UFPA, em Belém, com entrada franca. 

 

"A intenção dos estudantes é fazer uma ponte entre o conhecimento tradicional e essa relação do homem com a natureza, que é característico do programa Catalendas. Essa mostra faz parte das atividades curriculares do curso e a ideia é apresentar ao publico uma narrativa com foco na trajetória do programa", explica o professor Emanoel Fernandes Júnior, do curso de museologia da UFPA. 

 

 "Eu vou, mas eu volto!" tem como acervo um conjunto de cenários e bonecos referentes aos personagens e paisagens, com predominância amazônica, que fizeram parte do programa Catalendas. Na exposição, o público poderá conferir três cenários e 10 bonecos que marcaram o infantil como o Preguinho, Dona Preguiça, Lobisomem e o Mapinguari.A Curadoria é da própria turma de Museologia que, de maneira coletiva, trabalhou com essa proposta desde o 5º semestre do curso até o semestre atual. 

 

A escolha do Catalendas como objeto da exposição surgiu durante a disciplina “Elementos da Exposição”, na qual a turma desenvolveu um conjunto de projetos com temáticas variadas para que, ao final, por meio de votação, fosse escolhido tema da Exposição Curricular.

 

A ideia para o tema partiu da vivência em teatro de uma estudante da turma que considerou importante o programa devido a pluralidade do acervo, tanto em relação aos personagens principais, Dona Preguiça e Preguinho, quanto à sua diversidade de narrativas. Até hoje, muitas delas fazem parte da memória afetiva dos telespectadores da TV Cultura do Pará. Além disso, a exposição também traz como proposta fomentar pesquisas e estudos sobre narrativas mito-poéticas e as vivências da população da Amazônia paraense. 

 

Sucesso

 

Produzido pela Companhia In Bust – Teatro com Bonecos, o Catalendas, foi exibido pela TV Cultura do Pará, única emissora brasileira a apresentar uma atração às crianças com esse tema, entre os anos de 1999 e 2013. Além dos 115 municípios paraenses que recebem o sinal da TV Cultura, o Catalendas também foi exibido na TV Brasil e no Canal Ra-Tim-Bum, além de alguns países do continente africano por meio da TV Brasil Internacional.

 

Serviço: Exposição “Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV” terá seu vernissage nesta quarta-feira (6), às 10h, e segue até o dia 6 de julho no laboratório de montagem expográfica que funciona no prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (campus Guamá). A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h. Escolas podem agendar visitas monitoradas por meio do e-mail exposicaocatalendas@gmail.com