Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Museu do Estado do Pará recebe exposição sobre Saramago

Museu do Estado do Pará recebe exposição sobre Saramago

Exposição passou pelo Farol Santander, em São Paulo, e recebeu mais de 76 mil visitantes
Museu do Estado do Pará recebe exposição sobre Saramago

Foto: Carol Quintanilha (Divulgação)

 

Após temporada inaugural em São Paulo, chega a Belém a exposição “Saramago – os pontos e a vista” que estará em cartaz no Museu do Estado do Pará (MEP), de 15 de dezembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019.

 

Com curadoria de Marcello Dantas e patrocínio do Santander, por meio da Lei Rouanet, a mostra é uma oportunidade única para se aprofundar no universo da vida e obra desse que é considerado um dos grandes escritores portugueses contemporâneos. Além disso, a exposição integra o calendário oficial de celebração dos 20 anos de atribuição do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago.

 

A produção é da Magnetoscópio e realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura; da Fundação José Saramago; da Reitoria da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e da Cátedra João Lúcio de Azevedo Camões e apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Sistema Integrado de Museus.

 

Proposta narrativa inovadora – A exposição proporciona ao visitante um encontro com as dimensões da vida de Saramago que permearam sua produção literária. Para isso, os módulos expositivos foram organizados de forma linear, mas não cronológica, convidando a um passeio pelo universo da vida e das obras do escritor.

 

De forma lúdica e interativa, o público terá contato com mobiliários e acessórios originais do escritor, tais como: óculos, lupa e cama, objetos pertencentes ao acervo da Fundação José Saramago.

 

Ao todo serão cerca de 500 m² de área expositiva, montada em seis salas do pavimento térreo do MEP. Cada módulo aborda uma dimensão da vida do escritor, como sua visão sobre a vida e a morte, lugares por onde passou e o encontro com a jornalista e tradutora espanhola Pilar Del Rio, com quem se casou em 1988. No espaço destinado à cronobiografia, estarão disponíveis livros para consulta, além de fotos e vídeos, muitos deles também cedidos pela Fundação José Saramago.

 

O homem-escritor Saramago – Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, em Portugal, no dia 16 de novembro de 1922. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos. Seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhista, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor e jornalista. Publicou seu primeiro livro, o romance “Terra do Pecado”, em 1947, ficando sem publicar até 1966. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário. No período de 1985 a 1994 assumiu a presidência da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 1998 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Saramago faleceu aos 87 anos, em junho de 2010, na Ilha de Lanzarote, arquipélago das Canárias (Espanha), onde ele decidiu residir.

 

Serviço:

Exposição “Saramago – os pontos e a vista”.

Museu do Estado do Pará (Praça D. Pedro II, s/nº - Cidade Velha).

Vernissage no dia 14 de dezembro, às 17h30.

Visitação: De 15 de dezembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019, de terça a domingo.

Horários: De terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. Entrada franca.