Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

“Belém Cabana” faz alusão ao Movimento da Cabanagem

Tv Cultura

“Belém Cabana” faz alusão ao Movimento da Cabanagem

O assunto é um dos destaques de hoje no Sem Censura Pará
Publicado em 10/01/2019
O assunto é um dos destaques de hoje no Sem Censura Pará
“Belém Cabana” faz alusão ao Movimento da Cabanagem

Foto: Reprodução

 

Participa do programa de hoje a secretária de Cultura do estado, Úrsula Vidal, para uma entrevista sobre a programação “Belém Cabana” que o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) até este sábado, 12 de janeiro, em alusão ao Movimento da Cabanagem e como parte das comemorações pelos 403 anos de Belém.

 

A abertura da programação, que acontece em diversos espaços culturais da capital e que também pretende reforçar a importância da valorização da memória e da história parenses, aconteceu na segunda (07) no Memorial da Cabanagem, no Entroncamento, e contou com a participação do governador Helder Barbalho.

 

A Cabanagem – O Movimento da Cabanagem foi uma revolta popular do período regencial, que ocorreu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (hoje, estado do Pará, região Norte do Brasil). Recebeu esse nome por causa dos muitos revoltados que eram moradores de cabanas às beiras de rios e, por isso, chamados de cabanos.

 

A situação dos cabanos e da população pobre da província era de total descaso e miséria. Revoltados com tal abandono pelo governo, eles se uniram aos fazendeiros e comerciantes da região, também estavam descontentes com o novo presidente eleito para a província. Os cabanos reivindicavam melhores condições de vida e trabalho. A elite procurava maior participação nas decisões politico administrativas da província. Ambos se uniram num movimento de protesto que pedia a independência da província do Grão-Pará.

 

Outros destaques:

 

Participa também do programa de hoje a coordenadora da Faculdade de Geografia e do Programa de pós-Graduação em Geografia, da Ufpa, Maria Goretti da Costa Tavares. Ela vai falar com a gente sobre o projeto Roteiro Geo-turísticos que realiza mais uma edição neste sábado (12). Através de ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial que propiciem o resgate da memória sócio-espacial da cidade de Belém, o projeto promove caminhadas a pé e gratuitas pelas ruas do Centro Histórico de Belém. Na ocasião são abordados diversos pontos, como o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém.

 

Vamos conversar também com a cantora paraense Ivete Souza sobre o show que ela apresenta amanhã, em Belém, em comemoração pelos seus 30 anos de carreira. Ivete é também apresentadora de rádio, na Itália, onde mora há vinte anos.

 

Não perca! O Sem Censura Pará vai ao ar logo mais às 14h30, com transmissão pela TV, aqui pelo Portal Cultura através do link “TV ao Vivo” e também pelo nosso canal no Youtube.