Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Documentário de Jorane Castro será lançado em Belém

Cinema

Documentário de Jorane Castro será lançado em Belém

'Mestre Cupijó e seu ritmo será exibido hoje no Cine Olympia
Foto em destaque

O legado de Mestre Cupijó, natural de Cametá, é o tema principal do documentário produzido pela cineasta paraense Jorane Castro - sobrinha do Mestre - e que mostrará uma dupla de músicos que vai até o interior para resgatar a sua vida e obra, importantes para a cultura popular paraense, sobretudo, pela reinvenção do ritmo conhecido como Siriá. Com apoio da TV Cultura do Pará, o filme “Mestre Cupijó e seu ritmo” será lançado hoje (24), às 19h, no Cine Olympia, em Belém. A entrada é gratuita. Em seguida, às 22h, o “Baile do Mestre Cupijó” será apresentado no Espaço Cultural Apoena.

 

A cineasta comenta que “A ideia é que as novas gerações de músicos paraenses encontrem as antigas gerações, para que descubram e conheçam melhor a música do Mestre Cupijó. Quando eu era criança, o meu pai me levava para os shows dele e eu sempre fiquei fascinada, era contagiante, sentia o quanto a banda era querida pelas pessoas do Baixo Tocantins, e tive vontade de mostrar isso para além de quem teve o privilégio de ver o mestre tocar ao vivo”.

 

O filme traz depoimentos de pessoas que eram próximas do Mestre e uma mescla de imagens de arquivo que apresentam as falas de Mestre Cupijó, bem como de seus filhos e de várias pessoas que fizeram parte do projeto. Jorane destaca que o filme contempla as histórias de quando ele aprendeu a tocar, qual foi o principal instrumento que ele tinha afeição (o saxofone), bem como a sua forma de compor os ritmos regionais - com forte influência de seu pai, Vicente Castro (Mestre Sicudera), que era professor de música e maestro da Banda Sociedade Euterpe Cametaense, formada em 1874 - uma das mais antigas do Brasil.

 

 

A banda

Em 2017, também por meio do projeto, ela reuniu músicos paraenses em torno de uma banda especialmente formada para a gravação de um show, na capital paraense, com direção musical de JP Cavalcante e produção de Daniel Serrão, e com participação de Felipe Cordeiro, Dona Onete, Kim Marques, Lucas Estrela, Waldo Squash e mais 12 artistas de diferentes vertentes. 

 

Os músicos foram responsáveis ainda por uma pesquisa apurada das canções da banda até a reescrita de algumas partituras. De acordo com Jorane Castro, a banda “Baile do Mestre Cupijó” é uma homenagem e uma maneira de resgatar as músicas da banda “Azes do Ritmo”. E deu tão certo que outros shows já foram realizados, como no Festival Se Rasgum. 

 

“Montar uma nova banda foi a solução para poder mostrar a vibração da música de Mestre Cupijó, porque é uma música de baile que foi feita para ser tocada e animar as festas em Cametá. Então, quis mostrar essa potência da sua musicalidade. E são jovens músicos que começaram a pesquisar a trajetória do Mestre e tudo mais, e dentro disso eu sei que vão ter pessoas que vão pensar e herdar esse projeto. E talvez esses músicos sejam uma sementinha que foi plantada para que daqui a alguns anos a música do Mestre seja ouvida cada vez mais”, finaliza Jorane Castro.

 

Serviço

Lançamento do documentário "Mestre Cupijó e seu Ritmo", de Jorane Castro (Duração: 1h15)

Data: 24/04/2019 - quarta-feira

Hora: 19h

Local: Cinema Olympia (Av. Pres. Vargas, 918 - Campina)

Entrada gratuita

Show “Baile do Mestre Cupijó”, a partir das 22h, no Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 - Fátima).