Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

“Catalendas” de volta à programação da TV Cultura do Pará

Imprensa

“Catalendas” de volta à programação da TV Cultura do Pará

“Preguinho” e “Dona Preguiça” vão ganhar também novos episódios a partir de agosto
“Catalendas” de volta à programação da TV Cultura do Pará

O programa infantil “Catalendas” está de volta à tela da TV Cultura do Pará a partir desta segunda, dia 6 de maio, às 14h15, com a exibição dos episódios antigos. A partir de agosto deste ano a atração vai ganhar episódios inéditos e com um diferencial: os bonecos e os cenários serão desenvolvidos com material reutilizável e produzidos por alunos das oficinas do Curro Velho.

 

O programa é feito por atores e manipuladores da companhia In Bust de Teatro com Bonecos em parceria com a Cultura Rede de Comunicação. No ar entre os anos de 1999 a 2013, a atração teve 115 episódios gravados. Os temas são atuais e evidenciam as narrativas populares brasileiras: lendas, contos, piadas, “causos” e assombrações.

 

A atração já conquistou também audiência em rede nacional pela TV Brasil, TV Cultura de São Paulo e no Canal Rá-Tim-Bum. No exterior o programa foi exibido em países da África, através da TV Brasil Internacional e continua encantando telespectadores mundo afora através do seu canal no Youtube, que já conta com mais de 6 mil inscritos.

 

A ideia de criar o programa surgiu no final da década de 1990, quando a TV Cultura do Pará sentiu a necessidade de criar um produto exclusivo para o público infantil. O diretor Roger Paes então resolveu convidar para a concepção da novidade a companhia In Bust de Teatro, que trabalha com a manipulação e desenvolvimento de bonecos. “Percebemos que as narrativas populares tinham todos os elementos interessantes para divertir a criançada como a aventura e a magia. Resolvemos adaptar então esse universo à linguagem infantil e deu muito certo”, comemora Roger.

 

Importância educativa – As oficinas para produção dos bonecos e dos cenários serão realizadas de dois em dois meses e abertas ao público adulto em geral. A primeira está marcada para o mês de julho e uma grande campanha será realizada antes para atrair os alunos que podem ser professores, estudantes de Artes Visuais e quem mais se interessar. Depois, o material resultante será levado para o estúdio da TV Cultura, onde os programas serão gravados. “O Catalendas já ultrapassou os muros da TV Cultura do Pará e atinge outras instituições que trabalham com arte e educação, se tornando objeto de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. E essa é a forma de começar a compartilhar mais a experiência do projeto com a sociedade”, destaca Roger.

 

As oficinas para criação dos cenários e bonecos do Catalendas são uma parceria da Cultura Rede de Comunicação com a Fundação Cultural do Pará, através do Curro Velho, e Mano Mana Filmes. A meta é produzir quatro episódios de dois em dois meses, totalizando 20 episódios em um ano.

 

Serviço: O programa Catalendas será exibido de segunda a sexta, às 14h15, antes do Sem Censura Pará. A transmissão você acompanha pela TV e aqui no Portal Cultura, através do link “TV ao Vivo”.

 

Foto: Camila Lima / Portal Cultura