Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Arrastão do Pavulagem tem novo trajeto em 2019

Arrastão do Pavulagem tem novo trajeto em 2019

Saiba os detalhes da programação do tradicional cortejo junino
Arrastão do Pavulagem tem novo trajeto em 2019

Foto: Fernando Sette/ Comus

O festival de cores, música e cultura vai começar! O já tradicional Arrastão do Pavulgem, que em junho enche de alegria as ruas de Belém do Pará, começa no próximo domingo (16) e traz novidades neste ano.

 

O boizinho azul vai fazer um trajeto diferente: a concentração será em frente ao Theatro da Paz e o cortejo segue de lá até a Praça dos Estivadores, onde estará montado o Arraial do Boi Pavulagem, com estrutura para shows. "Esta alteração ainda nos traz uma nova perspectiva estética, com um deleite à janela da baía do Guajará, que é um cenário de encontros memoráveis da história de Belém. Trata-se de um lugar diferenciado, marcado pela cultura participativa, inclusiva, interativa, lúdica e cidadã", explica Walter Figueiredo, da organização do Arraial do Pavulagem.

 

Ao longo dos seus 32 anos de história, a manifestação cultural teve outras mudanças e adaptações: a concentração já foi em frente ao teatro Waldemar Henrique e dava uma volta na Praça da República. Com o tempo, o cortejo encantou mais gente e a praça ficou pequena para tantos seguidores, dando início ao trajeto que começava na escadinha da Estação das Docas e seguia até a Praça da República.

 

A inversão no percurso deste ano tem como finalidade a consolidação do Arraial do Pavulagem como um território da cultura popular capaz de reinventar tradições. "Com o novo trajeto e a expansão do espaço da Praça, agregamos novas possibilidades criativas, abrindo mais uma opção de fomento, circulação e disseminação de conteúdos culturais para a cidade. É o Instituto Arraial do Pavulagem promovendo na rua a cultura aberta, livre e visível ao alcance de todos", acrescenta Walter Figueiredo.

 

O arrastão do Arraial do Pavulagem 2019 é realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Belém e do Governo do Estado do Pará, patrocínio da Equatorial Celpa através da lei de incentivo à Cultura – Semear. 

 

O INSTITUTO

O Instituto Arraial do Pavulagem é uma organização autônoma da sociedade civil e sem fins lucrativos. Criado em 2003, o Instituto desenvolve ações de educação cultural que contribuem para transmitir e fortalecer o saber oral tradicional da Amazônia, através de linguagens como a dança, a música e a visualidade cênica, além de projetos como oficinas, palestras, seminários, pesquisas, projetos de extensão, rodas cantadas, ensaios, mostras e shows.

 

O Instituto é responsável pela realização do “Arrastão do Pavulagem” e, a partir dele, desenvolve brinquedos populares que também resultam na realização de cortejos culturais, como o “Arrastão do Círio” em Belém e o “Cordão do Galo” na cidade de Cachoeira do Arari.

 

PROGRAMAÇÃO JUNHO 2019:

13/06 - Ensaio Geral com levantação dos Mastros: após um breve passeio pelas águas da baía do Guajará, os mastros irão descer da embarcação e serão recebidos pelo batalhão da estrela, que tocará uma grande folia junina para celebrar a levantação dos mastros.

16/06 – Primeiro Arrastão do Pavulagem

23/06 – Segundo Arrastão do Pavulagem

30/06 - Terceiro Arrastão do Pavulagem

07/07 – Quarto Arrastão do Pavulagem

Concentração dos arrastões às 9h, em frente ao Theatro da Paz.