Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Depressão: saiba o que é e onde buscar ajuda

Tv Cultura

Depressão: saiba o que é e onde buscar ajuda

O assunto foi tema de uma reportagem especial exibida pelo Jornal Cultura
Publicado em 18/10/2019
O assunto foi tema de uma reportagem especial exibida pelo Jornal Cultura
Depressão: saiba o que é e onde buscar ajuda

Mais do que sentir-se triste por alguns dias, a depressão é um problema que pode acometer qualquer pessoa: homens, mulheres, jovens e idosos. Doença considerada invisível, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela já atinge mais de 320 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora não seja contagioso, o problema tem o poder de adoecer até os cuidadores que também ficam sufocados pela incompreensão alheia. Mas, afinal, o que é a depressão e onde buscar ajuda e tratamento?

 

Segundo o médico psiquiatra, Kleber Oliveira, a depressão é um transtorno do humor e que, dentro dos transtornos mentais, é um dos mais comuns juntamente com a ansiedade. A sua causa é diversa e está bastante ligada às mudanças no próprio perfil da sociedade, tais como a questão econômica, a tecnologia e outras variáveis que influenciam e aumentam a prevalência dessa doença.

 

O problema é um grande desafio para uma sociedade como a nossa, que cresceu com a urgência de ser feliz e que considera a tristeza como algo que deve ser eliminado a fim de evitar a fragilidade humana. Por ter diversos fatores que a causam, a doença deve ser vista com muito cuidado e atenção, pois pode ser uma causa de suicídio. Contudo, seja nos casos de depressão, ou em qualquer outra situação difícil, ter empatia com o próximo é fundamental.

 

É necessário ter sempre em mente que não é porque o sofrimento é invisível que ele não existe. Possuir essa consciência nos torna mais receptivos, mais humanos.

 

Onde buscar ajuda?

 

Para quem sofre com a depressão, mesmo apesar de todas as dificuldades, é importante saber que existe uma luz no fim do túnel. Serviços como o plantão psicológico disponibilizado pela Universidade da Amazônia (Unama) e os oferecidos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) são um bom exemplo disso, pois oferecerem um canal de empatia e de escuta para as fragilidades do próximo.

 

Plantão psicológico - É um projeto de extensão da clínica de psicologia da Unama. Esse plantão é realizado por alunos dos últimos semestres do curso de Psicologia, sob a supervisão dos professores, oferecendo aos interessados uma escuta de urgência. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, no Bloco 'F' - 1º andar do campus Alcindo Cacela, com direito a dois encontros gratuitos. A partir disso, haverá o encaminhamento para as redes de apoio ou para a própria clínica de psicologia da Unama, onde a pessoa pode se inscrever nas sessões individuais de psicoterapia. Além disso, são oferecidos também grupos de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, à população LGBTI, enfim, a todas as pessoas que estão em situação de sofrimento psíquico.

 

Centro de Valorização da Vida - O CVV é procurado por muitas pessoas nos momentos difíceis, sobretudo por aquelas que só precisam de alguém disposto a ouvi-las, sem julgá-las. O serviço está disponível através do telefone 188 e funciona 24 horas, todos os dias, incluindo feriados e finais de semana. Para aqueles que não se sentem à vontade de falar através do telefone, o CVV disponibiliza também o atendimento por meio do site www.cvv.com.br onde estão disponíveis as opções de atendimento por chat, Skype e por e-mail. As mensagens são lidas e respondias por um voluntário. Todos esses serviços de escuta que o CVV oferece são feitos de forma sigilosa e garantindo o anonimato, portanto, o usuário não precisa se identificar.

 

Confira o vídeo da matéria exibida pelo Jornal Cultura:

 

 

Foto: TV Cultura do Pará