Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Trilha literária homenageia Ruy Barata

Trilha literária homenageia Ruy Barata

A ação faz parte de projeto entre UFPA e a UNAMA
Trilha literária homenageia Ruy Barata

Como forma de resgatar a memória literária e artística de Belém, o projeto “Trilhas do Literário” realiza, neste sábado (30), a 13ª edição do evento, com homenagem a Ruy Barata. A ação é um convite aberto ao público para ler e vivenciar poemas em caminhada pelas ruas do centro da cidade, a fim de comemorar o centenário do poeta. O cortejo tem início às 9h, na praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas, e segue até a Casa da Linguagem, em frente à Praça da República. 

 

Haverá também leituras de poemas e canções dos parceiros do poeta, sobretudo do filho Paulo André Barata. O projeto envolve professores e alunos da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) que, juntos, saem em caminhada pelas ruas da cidade que marcaram a história do escritor homenageado. Segundo o professor da UNAMA Paulo Nunes, um dos coordenadores do evento, a escolha do circuito na Presidente Vargas é devido a importância desse local na vida de Ruy Barata, já que lá localizam-se estabelecimentos como a Casa da Linguagem, o antigo Núcleo de Artes, o Teatro da Paz e o Bar do Parque, onde constantemente ele assinava ponto.

 

O “Trilhas do Literário” ocorre duas vezes ao ano. No semestre passado o projeto fez homenagem ao poeta João de Jesus Paes Loureiro. A ação resulta da parceria entre o projeto de extensão “Amazônia e Narrativas Urbanas: experiências comunicativas, cidade, representações e sujeitos” (NarrarCidades), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o projeto Academia do Peixe Frito (PPGCLC/UNAMA). Nesta edição, o evento conta com o apoio do Núcleo de Pesquisas Culturais e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA) e da Casa da Linguagem (Fundação Cultural do Pará).

 

Para a professora da UFPA e também coordenadora do projeto Vânia Torres, o projeto permite um momento de descobertas pela cidade, um tipo de encontro ou reencontro com a memória do lugar. “A gente vai lendo poemas e narrativas para ter experiências sensoriais, cognitivas, ao ler os textos na rua nos lugares vivenciados pelo escritor. E neste caso nós escolhemos o Ruy Barata pela importância do Ruy para cidade de Belém. Acho que vai ser uma excelente oportunidade para que a gente possa se juntar com pessoas, estudantes, professores, sociedade em geral, que queiram vivenciar a cidade pela voz, pelos olhos, pelo texto do Ruy Barata”, ressalta.

 

Trilhas do Literário

 

O projeto de extensão “Belém da Memória: a cidade e o olhar da literatura”, de 1991, foi o que originou a ação “Trilhas do Literário”, criado em 2006 pelo professor Paulo Nunes, no curso de letras da UNAMA. Em 2016, o professor se uniu à professora Vânia Torres, por meio da disciplina Narrativas (PPGCLC/UNAMA). Após o ingresso da professora à Faculdade de Comunicação da UFPA, o Trilhas passou a integrar o projeto NarrarCidades (UFPA).

“Em tempos difíceis para a pesquisa e para as ações acadêmicas no Brasil, a parceria interinstitucional da UFPA e UNAMA é necessária para propor caminhos e ocupar a cidade”, enfatiza Paulo Nunes.

 

Ruy Barata

 

Ruy Barata é poeta da 3ª geração da poesia modernista brasileira, a geração da década de 1940. Nascido no baixo Amazonas paraense, em Belém inseriu-se na geração de escritores lideradas pelo mestre Francisco Paulo Mendes, da qual faziam parte também Max Martins, Haroldo Maranhão,  Paulo Plínio Abreu, entre outros. Ruy tem um diferencial, a formação socialista o fez participar da antologia Violão de Rua, da UNE. A poesia do escritor, quase sempre em parceria com o filho, Paulo André Barata, ganhou força e fama em todo o Brasil. 

 

 

Percurso

 

1- Início às 9h – Praça Pedro Teixeira

2 – Praça Waldemar Henrique

3 – Presidente Vargas com Manuel Barata

4 – Presidente Vargas com Oswaldo Cruz

5 – Anfiteatro da Praça da República

6 – Bar do Parque

7 – Presidente Vargas em frente do Cine Olympia

8 – Escadaria do Theatro da Paz

9  – Casa da Linguagem (Nazaré com Assis de Vasconcelos).

 

 

Serviço

 

Trilhas do Literário - Ruy Barata

 

Data: 30/11

Horário: Concentração às 8h30 com saída às 9h

Local: Praça Pedro Teixeira (ao lado da Estação das Docas) 

Destino: Casa da Linguagem

Público: Estudantes, professores e demais interessados.

 

 

Foto: Dáleth Oliveira