Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Secult celebra a Cabanagem e os 404 anos de Belém

Secult celebra a Cabanagem e os 404 anos de Belém

Programação especial vai acontecer durante esta semana, de terça a domingo, em diversos espaços.
Secult celebra a Cabanagem e os 404 anos de Belém

Para celebrar os 185 anos da Cabanagem, revolução popular realizada na Província do Grão-Pará durante o Brasil Império, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), organizou o “Preamar Cabano”, uma ação totalmente gratuita que ocorre a partir desta terça-feira (7) até o dia 12 de janeiro. A programação conta com várias atrações em diversos espaços da cidade e encerra com a entrega do Porto Futuro, marcando as comemorações pelos 404 anos de Belém.

 

Museu do Estado do Pará (MEP)

 

No MEP a programação inicia nesta terça (7), às 18h, com a apresentação da “Cantata Poética Cabana”, com musicais e poemas inéditos que fazem referência à Revolução Cabana interpretados pelo cantor e compositor Rafael Lima e pelo poeta Antônio Juraci Siqueira. Na sequência, uma animação inédita sobre a Cabanagem será exibida em vídeo mapping na fachada do museu.

 

Também no MEP o público poderá conferir a mostra da 38ª edição do Salão Arte Pará com a exposição "Deslendário Amazônico", celebrando o pensamento do poeta João de Jesus Paes Loureiro em seus 80 anos.

 

A programação segue às 15h com a palestra “07 de Janeiro de 1835: A Tomada da Cidade de Belém pelos Cabanos”, na Capela do MEP. A ação irá propor um debate mediado pela Profª. Drª. Eliana Ramos Ferreira, da Universidade Federal do Pará, sobre o início histórico da Cabanagem.

 

Na quinta-feira (9), às 16h, será realizada no Salão Histórico do MEP, a primeira ação do Projeto Obra Comentada com uma aula do professor de história Aldrin Figueiredo analisando o quadro “A Conquista do Amazonas”, de Antônio Parreiras. Em seguida, às 17h, será realizado na Capela do MEP o Projeto Música nos Museus, com o Trio Andaluz interpretando os clássicos do choro brasileiro e regional.

 

Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

 

Também na terça (7), após a exibição de vídeo mapping no MEP, acontecerão na Praça da Fonte, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, os shows da DJ Ananindeusa e da Orquestra Aerofônica. Ainda na Casa das Onze Janelas, onde funciona o Museu de Arte Contemporânea do Estado do Pará, estarão abertas quatro exposições com peças do rico acervo do Estado. São elas: “Percursos na Arte Brasileira”, na Sala Ruy Meira; “Dilemas 2019”, na Sala Valdir Sarubbi; “Encontro das Águas – Luiz Braga e Miguel Chikaoka”, na sala Gratuliano Bibas; e “Indizível”, na Sala Laboratório das Artes.

 

Igreja de Santo Alexandre / Museu de Arte Sacra

 

Na sexta (10), às 9h, acontecerá uma visita monitorada à Igreja de Santo Alexandre, que levará o público a um passeio pelos vestígios da história colonial da cidade de Belém. Logo após, no Café do Museu de Arte Sacra, acontecerá uma oficina de cartões-postais temáticos dos espaços que foram cenários decisivos para os desdobramentos da Cabanagem.

 

No sábado (11), às 18h, acontecerá a abertura da exposição “Uma Certa Belém”, montada na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra, com peças da Coleção Motoki, formada pelo acervo doado pelo imigrante japonês Kenichiro Motoki ao Museu do Estado do Pará.

 

Nos dias 11 e 12, de 9h às 17h, também ocorrerão duas ações de educação patrimonial e cultural. No Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, acontecerá a oficina “Montagem de maquetes do patrimônio histórico de Belém", aberta aos estudantes e ao público em geral.

 

Já no domingo (12), dia do aniversário de Belém, a programação começa às 8h30, com mais uma edição do “Roteiro Geo-Turístico” percorrendo o bairro Cidade Velha e compartilhando com o público informações sobre o Centro Histórico de Belém.

 

Praça da República

 

Para quem estiver pela Praça da República no domingo (12) a Secult preparou uma programação especial: o teatro musical “Árvores que tocam”, obra do percussionista Thiago D'Albuquerque, retorna ao palco do Theatro da Paz e será apresentado às 11h.

 

Inauguração Porto Futuro

 

Encerrando o “Preamar Cabano”, o governador Helder Barbalho entrega o Porto Futuro, localizado próximo à Baía do Guajará, espaço que busca fortalecer o contato do povo paraense com o rio. Integrado à paisagem urbanística da cidade de Belém, o novo equipamento da Secult é versátil e visa promover a geração de emprego e renda, além de criar novos espaços de cultura e lazer para a população.

A programação no Porto Futuro inicia às 18h, com o coral Vale Música. Às 20h, a Amazônia Jazz Band se apresenta com um repertório bem paraense e participação especial de Lucinnha Bastos e Pinduca. Já às 22h, ocorre um espetáculo pirotécnico e, para encerrar a noite, o carimbó chamegado de Dona Onete e Banda.

 

Foto: Kleberson Santos / Agência Pará