Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Conheça os fenômenos astronômicos de 2020

Conheça os fenômenos astronômicos de 2020

Calendário prevê para este ano eclipses solares, lunares e chuvas de meteoros.
Conheça os fenômenos astronômicos de 2020

 Se depender do calendário para este ano de 2020 não faltarão razões para ficarmos alguns instantes com os olhos literalmente voltados para o céu. Diversos fenômenos astronômicos, que sempre despertam o interesse até mesmo de quem não entende nada de astronomia, estão previstos para ocorrer este ano e incluem eclipses solares e lunares, chuvas de meteoros e até a ocultação de Marte.

 

O primeiro desses eventos está previsto para a madrugada entre os dias 31 de março e 1º de abril, quando ocorrerá a conjunção de Marte com Saturno, uma condição que dá, para quem olha da Terra, a impressão de que os planetas estão bem próximos, quase um ao lado do outro.

 

No dia 20 de dezembro, outra conjunção, dessa vez a de Júpiter e Saturno, atrairá para o céu, os olhares curiosos. Essa é considerada relativamente rara porque ocorre, mais ou menos, de 20 em 20 anos. Os dois planetas ficarão muito próximos.

 

Eclipse lunar penumbral

 

Outro evento destacado é o eclipse lunar penumbral que ocorrerá em 5 de junho. Esse não será visível no Brasil, mas exatamente um mês depois, no dia 5 de julho, está previsto outro eclipse do mesmo tipo e que poderá ser visto no país.

 

Outro eclipse penumbral deverá ocorrer no dia 30 de novembro e poderá ser visualizado apenas em sua parte inicial no Brasil, porque a Lua estará se pondo quando ele começar. Somente quem estiver no Norte do país terá a chance de vê-lo por mais tempo.

 

Eclipse solar

 

Neste ano, teremos dois eclipses solares. Um deles acontece no dia 21 de junho, porém não será visível no Brasil. O outro ocorrerá em 14 de dezembro, quando haverá um eclipse solar total, algo que ocorre quando a Lua passa pela frente do Sol obscurecendo-o completamente.

 

No Brasil, esse eclipse será percebido de forma parcial, com a Lua escondendo apenas um pedaço do Sol (cerca de 60% a 70% do “astro rei”). Quem estiver na Região Sul do país terá melhores condições de observá-lo.

 

Ocultação de Marte

 

No dia 9 de agosto, entre 5h20 e 6h20 da manhã (horário de Brasília), acontecerá a chamada ocultação de Marte, uma espécie de eclipse, na qual a Lua passará na frente do “Planeta Vermelho”.

 

Os fenômenos envolvendo os dois corpos celestes não param por aí. Lua e Marte estarão praticamente coladinhos no dia 6 de setembro, por volta da 0h30, provocando outro fenômeno curioso.

 

Chuvas de meteoros

 

A madrugada entre 13 e 14 de dezembro terá outro evento astronômico bastante interessante: o ápice da chuva de meteoros chamada de “chuva de Gemenídeas” será a melhor chuva de meteoros do ano, com uma taxa de 150 meteoros riscando o céu a cada hora.

 

Popularmente conhecido por estrelas cadentes, os meteoros poderão ser vistos com facilidade, principalmente a partir de lugares mais escuros e afastados das luzes da cidade.

 

Enfim, seja você astrônomo ou apenas um curioso sobre os corpos celestes que circundam nosso planeta, a ordem é se organizar e conferir todos esses acontecimentos, muitos deles raros, e que sempre mexem com a nossa imaginação.

 

Com informações de Pedro Peduzzi e Adrielen Alves, Agência Brasil e Radioagência Nacional.

 

Foto: Reprodução