Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Amazônia fotográfica é tema de debate no Sesc Ver-o-Peso

Amazônia fotográfica é tema de debate no Sesc Ver-o-Peso

As aulas debates ocorrem nos dias 17, 24 e 31 de Março
Amazônia fotográfica é tema de debate no Sesc Ver-o-Peso

A partir do questionamento sobre a relação entre arte e imagem na Amazônia, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso promove, nos dias 17, 24 e 31 de março, das 17h às 21h, aulas e debates com o historiador Aldrin Moura de Figueredo. Ele irá abordar a temática “Amazônia fotográfica: Iconografia, Retrato e Paisagem no Brasil”. As inscrições são presenciais e podem ser realizadas nas Centrais de Atendimento do Sesc, entre os dias 6 a 17 de março.

 

Uma das propostas do evento é analisar a obra de fotógrafos e artistas que atuaram na Amazônia durante o século 19, e incluir a constituição do campo da fotografia impulsionado pelo registro visual da região. O historiador e ministrante Aldrin Moura ambiciona instigar sobre o movimento das imagens, a partir de rupturas e continuidades nas visões do trabalho fotográfico e as conexões com outras imagens, da pintura à gravura, dos objetos domésticos ao cinema.

 

Conceitos como “imaginário amazônico”, “visualidade amazônica” ou “arte amazônica” serão abordados ao longo dos três dias de debates, com o objetivo de analisar os enunciados, escritas e narrativas da imagem. A programação também inclui uma visita guiada ao acervo “Máquinas para filosofar”, composto por 89 câmeras fotográficas, ampliadores e projetores de cinema artesanais, confeccionados nos séculos 19 e 20, consideradas por pesquisadores uma das mais representativas coleções desta natureza na América Latina. O acervo fica em exposição permanente no 3º piso do Sesc Ver-o-Peso.

 

Aldrin Moura de Figueiredo

Graduado em História (UFPA, 1989), especialista em Antropologia Social (UFPA, 1993), mestre e doutor em História (UNICAMP, 1996, 2001) e bolsista de produtividade do CNPq. Desde 1991 é professor da Faculdade de História da UFPA. A área de interesse busca conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Atualmente dedica-se ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos 19 e 20, patrimônio histórico e história social da intelectualidade na Amazônica (séculos 18-20). Realizou curadorias, consultorias e comitês especializados em diversos projetos com instituições brasileiras e estrangeiras; foi diretor do Centro de Memória da Amazônia (2013-2017) e integra a Cátedra João Lúcio de Azevedo (UFPA/Instituto Camões, Portugal). Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq) e é professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará.

 

Serviço:

Amazônia fotográfica: Iconografia, Retrato e Paisagem no Brasil

Data: 17, 24 e 31/03

Horário: 17h às 21h

Inscrições: de 6 a 17/03 (condicionadas ao limite de vagas)

Local: Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina – Belém

Informações: Fale com o Sesc (91) 3252-0227 / centralatendimento@pa.sesc.com.br

 

Foto: Paula Sampaio