Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

‘As Amazonas no Cinema’: audiovisual feito por mulheres

Cinema

‘As Amazonas no Cinema’: audiovisual feito por mulheres

Festival integra a programação do 6º Amazônia DOC que acontece de 12 a 23 de setembro
 ‘As Amazonas no Cinema’: audiovisual feito por mulheres

Com o objetivo de valorizar o cinema feito por mulheres cis e trans dos estados brasileiros que compõem a Amazônia, bem como dos países da Amazônia Legal e Sul-Americana, a sexta edição do festival Amazônia DOC inclui em sua programação a mostra “As Amazonas no Cinema”.

 

O evento vai trazer ao público, além mostra competitiva de curtas, médias e longas-metragens, oficinas e debates acerca do pensamento e da presença feminina no cinema. Também haverá a homenagem a uma importante personalidade da nossa cultura com a entrega do Troféu Eneida de Moraes, grande militante política e cultural e fundadora do Museu da Imagem e do Som do Pará, em 1971, ano do seu falecimento.

 

O festival As Amazonas no Cinema é uma iniciativa da comissão organizadora do Amazônia DOC que iniciou em 2019 um movimento pelo fortalecimento da presença e participação das mulheres produtoras, cineastas, críticas, fotógrafas e jornalistas em todos os setores da 5ª edição do festival.

 

Acredito que o audiovisual é uma linguagem muito potente e que o uso dessa linguagem contribui pra reverberar o movimento feminista, potencializar nossas conquistas e fortalecer nossas lutas, e assim nos dar maior visibilidade; inclusive os Festivais de Cinema com maior participação de mulheres tornam-se uma forma excepcional para ampliar e promover nosso discurso”, diz Zienhe Castro, diretora geral do Amazônia Doc.

 

Participam desse projeto curtas e longas metragens dirigidos por aqueles que se declaram mulheres, dentro do recorte da Pan-Amazônia. Nesta primeira edição o tema é livre e os filmes selecionados serão exibidos na programação oficial do Amazônia DOC. As vencedoras receberão um troféu em arte marajoara especialmente desenhado para o evento.

 

Segundo a produtora e artista visual Carol Abreu, que coordena a iniciativa, ao lado da crítica e jornalista Lorenna Montenegro, a participação feminina no audiovisual vem crescendo em diversas posições, mas ainda  falta equilíbrio na área. “Percentualmente os números de mulheres diretoras ainda são bem reduzidos. É necessário refletir mais, discutir mais e fazer mais para mudar essa realidade. E esse festival reafirma a potência das narrativas feitas por mulheres”.

 

O AMAZÔNIA DOC é uma realização do Instituto Culta da Amazônia em Co-Realização com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Instituto Márcio Tuma. A Produção é da ZFilmes, com parceria do Sesc; Sebrae; Belém Soft Hotel. Apoio Cultural:  Fundação Cultural do Pará (FCP); Cine Líbero Luxardo; Fundação Paraense de Telecomunicações (Funtelpa); Pará 2000; Distribuidora Estrela do Norte e Elocompany – Distribuição Audiovisual. Apoio institucional: Chama Amazônia Brasil; Holofote Virtual – Comunicação, Arte e Mídia.

 

Serviço: O 6º Amazônia DOC acontece de 12 a 23 de setembro. A programação completa você confere no site do festival.

 

Foto: Cena de "Josephina", filme de Zienhe Castro (Divulgação)