Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Frutas e legumes da estação são mais saudáveis

Frutas e legumes da estação são mais saudáveis

Elas também possuem preços mais acessíveis e ajudam a reforçar nossa imunidade
Frutas e legumes da estação são mais saudáveis

O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso corpo da invasão de organismos capazes de provocar doenças. A ingestão diária de nutrientes específicos auxilia os mecanismos naturais de defesa, o que é muito importante, sobretudo diante da pandemia do Covid-19. Especialistas da área de saúde orientam que alimentos não processados são os mais indicados.

 

Rahilda Brito Tuma, coordenadora estadual de Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), informa que a imunidade está diretamente relacionada aos hábitos alimentares. “Comprovadamente, os alimentos que provocam muitas doenças nas pessoas são os ultraprocessados, aqueles que recebem grande quantidade de conservantes, corantes, sal, açúcar e gordura. As pessoas devem dar preferência no dia a dia aos alimentos naturais”, orienta.

 

Ainda segundo a especialista, doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão arterial, o colesterol e os triglicerídeos altos, diabetes, obesidade e o câncer, em alguns casos, têm a suas ocorrências ligadas à ingestão desequilibrada de nutrientes.

 

Rahilda Tuma alerta ainda que, durante a pandemia, a atenção à imunidade é importante, mas outras patologias continuam coexistindo. “Especialmente na Região Norte, doenças são veiculadas através do alimento, como o açaí, riquíssimo antioxidante que fornece energia, mas se for feito com a qualidade higiênica precária pode causar doença de Chagas, que é silenciosa e mata. Então, quando se fala em alimentação tem a qualidade nutricional, mas também tem um componente importante que é a qualidade de higiene sanitária, que também precisa ser observada”, informa a coordenadora. 

 

Vantagens das frutas da estação

 

De acordo com a nutricionista da Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), Wenia Lira, no local, além dos preços acessíveis, é possível aproveitar o potencial nutricional das frutas da estação, como abacaxi, banana, caju, laranja, maçã nacional, acerola, entre outras. “Quando você consome frutas da estação, está ingerindo o alimento com todo o seu potencial. Todas as vitaminas e minerais que fazem parte das frutas estão presentes em sua totalidade, na sua época certa de produção”, acrescenta.

 

Ela enfatiza, ainda, que as frutas da época possuem muito mais sabor e maior concentração de nutrientes, além de não necessitarem de agrotóxicos e estimulantes na produção. Por essa razão, é sempre bom observar a sazonalidade dos alimentos. “Se por um lado consumir frutas da estação traz benefícios para sua saúde e para o seu bolso, quando você compra e consome frutas fora da época está levando para casa toda a manipulação não natural que é feita pelos produtores”, informa a nutricionista.

 

Nutrientes

 

Dentre os alimentos da estação, ela destaca o abacaxi como fonte de vitamina C, vitamina B6, manganês e cobre, além de apresentar um composto ativo muito importante, a bromelina. “Todos esses nutrientes aumentam a imunidade e eliminam as inflamações do corpo”, acrescenta a profissional.

 

A laranja também é composta por vitaminas A, B e C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, colina e outros nutrientes. A acerola é importante para manter o funcionamento do sistema imunológico e ajudar o organismo a combater infecções e vírus, e se fortalecer para combater câncer.

 

Com informações de Dayane Baía (Secom).

 

Foto: Bruno Cecim / Agência Pará