Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Livro aborda a história das mulheres na política do Pará

Livro aborda a história das mulheres na política do Pará

Obra da paraense Luzia Miranda Álvares será lançada nesta terça (22)
Livro aborda a história das mulheres na política do Pará

Uma narrativa que destaca a trajetória feminina na política. Esse é o tema central do livro “Saias, laços & ligas: construindo imagens e lutas (um estudo sobre as formas de participação política e partidária das mulheres paraenses – 1910/1937)”, da paraense Luzia Miranda Álvares, que será lançado virtualmente nesta terça-feira (22), às 18h, pela página oficial do Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Morais (Gepem) no Facebook. Participam do lançamento os professores Edna Castro, Rosa Marin e Geraldo Coelho, da Universidade Federal do Pará; Margareth Rago, da Unicamp; e Paulo Corrêa, da Seduc/PA.

 

O livro é fruto da dissertação de mestrado de Luzia Miranda Álvares e foi concebido nos anos 1990, porém, apenas este ano a autora conseguiu transformá-lo em livro, pela editora Paka-Tatu. A obra retrata a participação política feminina no início do século XX em três estpas: as ligas femininas paraenses na primeira República, os anos de 1920 e, das lutas sufragistas à organização partidária. “O livro tem muito a ver sobre a reposição das mulheres na história política do Pará em dois períodos republicanos, haja vista que a presença delas sofreu um ocultamento nos livros escritos sobre esse assunto. Há também a construção de um retrato feminino nos anos 1920 - 1930 percebendo-se como se destacavam as mulheres da classe social média paraense”, explica Luzia Miranda Álvares.

 

De acordo com Paulo Corrêa, revisor do livro, a obra também insere o discurso masculino ao longo do recorte cronológico do Pará, nas quase quatro décadas do início dos anos 1900. “A obra também mostra e analisa o discurso masculino segundo o qual política não é espaço para a mulher ou a mulher não tem o menor tato para a política, sendo o ambiente doméstico o espaço feminino quase exclusivo”, relata.

 

Os interessados em adquirir o livro podem encontrar no site https://www.editorapakatatu.com.br/ e na livraria da editora, localizada à rua Bernal do Couto, 785, no bairro Umarizal, em Belém.

 

Serviço:

Lançamento virtual do livro “Saias, laços & ligas: construindo imagens e lutas (um estudo sobre as formas de participação política e partidária das mulheres paraenses – 1910/1937)”, da paraense Luzia Miranda Álvares

Dia: 22 de dezembro de 2020 – terça-feira

Hora: 18h

Endereço virtual: Facebook Gepem

Informação: (91) 2121-1169

Participação gratuita

 

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil