Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Temporada de raios começa na região Norte

Temporada de raios começa na região Norte

Saiba quais cuidados devem ser tomados a fim de evitar acidentes e mortes
Temporada de raios começa na região Norte

Com o início do período mais chuvoso também começa a temporada de raios na região Norte do Brasil, que deverá seguir até o mês de maio. Segundo dados referentes ao período 2016-2019, do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), ligados ao Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Belém a concentração de raios foi de 15,2 por km²/ano, o que deixa a capital paraense em 301º lugar no ranking da densidade nacional e na 51ª posição estadual.

 

De acordo com o coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA), Saulo Carvalho, a maior concentração de raios no Pará fica nas regiões norte e sudeste do Estado: “O período que compreende dezembro até maio, registra a maior incidência de raios na região Norte, em especial no Pará. Isso se dá pelo início do período chuvoso na porção Norte, onde há a maior formação de nuvens com trovoadas, as chamadas cumulus nimbus. Além da grande quantidade de chuva, estes eventos de tempestades vêm acompanhados por grande quantidade de raios”.

 

Com o objetivo de evitar acidentes e mortes provocadas por raios, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou algumas dicas de segurança para os dias de chuvas. Confira:

 

➤ Procure manter-se abrigado em casas ou prédios;

➤ Mantenha distância da rede elétrica;

➤ Se estiver no carro, deixe as portas e vidros fechados e evite o contato com a lataria do veículo;

➤ Evite áreas desprotegidas;

➤ Não se abrigue sob árvores, em locais descampados, altos ou próximos da água;

 

Mesmo estando em casa é preciso se proteger. Para isso:

 

➤ Não use equipamentos elétricos ou o aparelho celular conectado à tomada;

➤ Mantenha distância de portas e janelas metálicas, bem como de canos e torneiras feitos de metais.

 

O restante do país também entra na época do ano com maior incidência de descargas elétricas, devido ao início do verão. Com cerca de 78 milhões de raios por ano, o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. Para se ter uma noção foram registrados por aqui no ano passado, 144 milhões de raios. Até meados de março deste ano, são esperadas mais de 60 milhões de descargas elétricas.

 

A probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em 1 milhão, em média. Mas, com tanto raio caindo no país e, diante do fato de que a cada 50 mortes causadas por raios no mundo, uma acontece no Brasil, onde as descargas elétricas provocam 130 óbitos ao ano, segundo o Inpe, todo cuidado é pouco!

 

Foto: Agência Pará (Arquivo)