Quiere comprar pastillas de potencia Venda De Viagra Brasil La entrega de tabletas se produce en la normal imperceptible el sobre y se respeta la confidencialidad de la.

Documentário da TV Cultura será lançado dia 10

Imprensa

Documentário da TV Cultura será lançado dia 10

Homenagem a Benedito Nunes será, às 18h30, no Gasômetro
Benedito Nunes

O filósofo paraense Benedito Nunes, um dos mais importantes intelectuais do Brasil, é tema de documentário  “Mora na Filosofia” e do livro 'Amigo Bené fazedor de Rumos' que serão lançados no dia 10 de dezembro, às 18h30, na Estação Gasômetro, aberto ao público. O documentário produzido pela TV Cultura do Pará, reúne depoimentos de pessoas que conviveram com o filósofo, falando sobre a personalidade dele e sobre a importância de sua obra para a filosofia e a literatura. Benedito Nunes morreu em 27 de fevereiro de 2011. O Livro 'Amigo Bené fazedor de Rumos' é de autoria de Lilia Silvestre Chaves.

 

Foram reunidos depoimentos que integram o acervo da TV Cultura e produzidas novas entrevistas, em parceria com a produtora TV Norte Independente. Entre as personalidades entrevistadas estão Paulo Chaves, Victor Sales Pinheiro, Lilia Chaves, Décio Guzman, Lúcio Flávio Pinto, Paraguassu Éleres, Ernani Chaves, Eva Andersen, David Jackson, Michel Riaudel, Maria José, Dina Oliveira, Marton Maués, João de Jesus Paes Loureiro, Adriana Klautau e Alonso Rocha, entre outros.

 

Preservar e valorizar esta identidade do gênio que não rompe com as suas raízes é, talvez, uma forma de incentivo a novas gerações de estudantes e pensadores paraenses, acredita Júnior Braga. Ele explica que a principal dificuldade na produção foi selecionar os entrevistados. “São muitas as pessoas que conhecem a obra de Benedito e que poderiam contribuir para o documentário”. A equipe contou com a preciosa contribuição da esposa de Benedito Nunes, a professora Maria Sylvia Nunes, e do professor Victor Sales Pinheiro, organizador da obra do filósofo.

 

“Mora na Filosofia” será veiculado pela TV Cultura do Pará no dia 11, às 18h30, e posteriormente por outros canais educativos, participará de festivais e será distribuído entre escolas públicas do Estado, além de universidades do Brasil e do exterior nas quais o filósofo atuou.

 

FICHA TÉCNICA:

Direção geral: Júnior Braga

Direção: Aladim Júnior e Guaracy Jr.

Produção Executiva: Lygia Maria e Rodrigo Cardozo

Produção: Helaine Cavalcante

Locução: Athur Nogueira

Direção de Fotografia: Max Lima e Elias Dias

Imagens: Jacob Serruya, Hélio Furtado, Carlos Araújo

Montagem: Mário Costa

Finalização: Aladim Jr.

Pesquisa: Júnior Braga e Lygia Maria

Consultoria: Victor Sales Pinheiro e Maria Sylvia Nunes

 

Livro - Amigos, familiares, escritores e estudiosos que conviviam com o professor e filósofo, Benedito Nunes, têm seus depoimentos reunidos em um livro que homenageia um dos maiores intelectuais paraenses. “O amigo Bené, fazedor de rumos”, organizado pela professora Lília Chaves.

 

A relação da organizadora do livro, Lília Chaves, e de Benedito Nunes começou há muito tempo. Foram amigos e parceiros em sala de aula diversas vezes – o filósofo foi professor de Lília Chaves na graduação, no mestrado e em vários cursos. Reunir as memórias do amigo representou saudades e felicidades para a professora.

 

A obra segue o mesmo padrão do livro “O amigo Chico” – que homenageia o professor Francisco Paulo Mendes – e traz uma cronologia da vida e da obra de Benedito Nunes, falecido em fevereiro de 2010. Além dos depoimentos, “O amigo Bené” ainda apresenta textos inéditos e raros, fotos e manuscritos do acervo pessoal do filósofo. Nos escritos, Benedito Nunes comenta fatos do seu cotidiano, mas, principalmente, dos livros que lia, dos ensaios que escrevia - e dos que planejava escrever - e dos amigos que o cercavam.