Artista paraense AQNO lança novo single ao lado de Gang do Eletro

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AQNO e a Gang do Eletro
Foto: Divulgação

Uma produção que retrata e celebra a mistura artística de ritmos, trazendo elementos da arte amazônica com desenhos marajoaras na louça, e celebrando a cultura pop paraense. Nesta quinta-feira (05), o cantor, compositor e produtor musical paraense, AQNO, lança em todas as plataformas digitais o novo single “Maniçoba”, resultado de uma parceria inédita com o grupo musical Gang do Eletro.

Neste trabalho, o artista paraense, indicado ao Prêmio Multishow 2024 na categoria “Brega do ano”, se inspira no tradicional prato da culinária regional, que recebe o mesmo nome da faixa, e mistura os ritmos tecnocumbia, tecnobrega, guitarrada, reggaeton e do Voguebeat, criando uma sonoridade única latino-amazônica-psicodélica.

Na capa do single, ilustrada pelo paraense Heijy Okada, elementos da arte amazônica ancestral, como o grafismo marajoara, e referências contemporâneas se juntam para preservar e exaltar a cultura paraense da música, arte e culinária. Ainda na capa, AQNO e os integrantes da Gang do Eletro se transformam na maniçoba, como forma de celebração dessa mistura artística.

Na capa do single, ilustrada pelo paraense Heijy Okada, AQNO e os integrantes da Gang do Eletro se transformam na maniçoba como forma de celebração dessa mistura artística.
Crédito: Heijy Okada

Já o roteiro do videoclipe da faixa se passa em uma Amazônia distópica, em que a maniva, principal ingrediente da maniçoba, entra em extinção devido aos impactos da crise ambiental e causa a escassez do prato nas mesas da população da região. No vídeo, a cozinheira Fafá, AQNO, Gang do Eletro e as “manivas” formam a organização secreta chamada de “Casa de Maniva” e tentam manter viva a tradição do consumo de maniçoba, produzindo o alimento e realizando entregas especiais clandestinas na comunidade.

No ano de preparações para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será sediada em Belém em 2025, a produção busca celebrar e enaltecer a potência artística da Amazônia e levar para o público a mensagem sobre a importância da conservação da natureza e das tradições regionais. As peças de roupas utilizadas pelos artistas no clipe musical são produzidas por Alê Ferreiro, que fez um trabalho de reciclagem envolvendo jeans e tururi, uma fibra vegetal extraída da palmeira de Ubuçu, abundante no Marajó.

O single “Maniçoba” foi selecionado pelo edital Natura Musical, plataforma cultural que busca valorizar a música como um veículo de bem-estar e conexão, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear). No Pará, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos até o ano de 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Dona Onete, Raidol, Nic Dias e os festivais Mana, Lambateria e Psica.