Banco Central lança serviço que impede a abertura de contas sem a autorização do titular
Chamado de ‘BC Protege Mais’, o serviço está disponível gratuitamente no site do BC.
O Banco Central do Brasil lançou nesta segunda-feira (1º) o “BC Protege Mais”. A nova ferramenta visa impedir a ação de golpistas impedindo e a abertura de contas bancárias sem a autorização do titular.
A partir do uso do BC Protege Mais, pessoas físicas ou empresas podem informar ao Banco Central que querem bloquear a abertura de contas novas no nome delas, seja conta corrente, poupança ou as de pagamento pré-paga. Além disso, o serviço também registra que a pessoa não quer ser incluída como responsável por contas de outras pessoas ou empresas.
O sistema guarda essa escolha e informa as instituições financeiras sobre a opção quando consultarem os dados para abertura de novas contas vinculadas a um CPF ou CNPJ.
COMO ACESSAR
Para utilizar o BC Protege Mais o usuário deve fazer o login com a senha da conta gov.br e ativar o serviço na área BC Protege Mais clicando em “Gerenciar a proteção”.
Vale ressaltar que para ter acesso ao serviço, é preciso ter uma conta nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada.
Pessoas cadastradas como colaboradores de uma empresa no gov.br, também podem ativar a proteção dessa empresa. O serviço é gratuito e pode ser cancelado pelo próprio usuário quando decidir que quer abrir uma conta nova.
Segundo o BC, até a noite desta segunda (1º) mais de 19 mil pessoas já haviam ativado a proteção. As instituições financeiras fizeram cerca de 760 mil consultas e em 456 delas o sistema avisou que o usuário havia optado pelo bloqueio.
Com informações do Banco Central.