Bebida fermentada à base de ingredientes amazônicos é criada com suporte do PCT Guamá

Compartilhe

Desenvolvida a partir do conhecimento tradicional, aliado à ciência e à inovação tecnológica, a Kombucha H, é a primeira bebida fermentada à base de ingredientes amazônicos criada com o suporte técnico do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.
 

Foto: Divulgação
Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

Produzido pela Homci, startup associada ao PCT Guamá, o produto tem como diferencial os sabores regionais, como os do açaí, bacuri e cupuaçu, e os potenciais benefícios à saúde, devido à presença de probióticos naturais, além de ácidos orgânicos, enzimas, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

A Kombucha é produzida à base de chá adocicado que passa por fermentação com uma colônia de bactérias e leveduras. Originária da China antiga, por volta de 220 a.C., onde era considerada um “elixir da imortalidade”, a bebida se espalhou por regiões da Rússia e do Japão, alcançando popularidade também no Ocidente, especialmente nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil.

LANÇAMENTO

O lançamento da Kombucha H está previsto para ocorrer até a COP 30, que acontece em novembro deste ano, em Belém. A bebida será apresentada como símbolo de saúde, sustentabilidade e valorização da floresta amazônica, com distribuição planejada para supermercados, lojas de conveniência, entre outros locais.

PCT GUAMÁ

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá. É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.


 

Com informações da Agência Pará.