Belém recebe governadores em encontro que define posição do Brasil na COP 30
A menos de 100 dias da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), Belém segue em ritmo de preparação para um dos eventos mais importantes do calendário climático internacional. Nesta quarta-feira (13), a capital paraense será sede da XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, encontro que vai alinhar a atuação conjunta dos Estados brasileiros na COP 30 .
O evento será realizado no prédio de Economia Criativa do Parque da Cidade, local que, em novembro, se transformará na sede principal da Conferência da ONU. A reunião está marcada para começar às 10h, com acesso à imprensa credenciada liberado a partir das 9h.
O anfitrião da conferência, o governador do Pará, Helder Barbalho, fará a abertura do encontro. Ele destacou a importância da reunião para todo o país. “Este é um momento decisivo para garantir que o Brasil fale com uma só voz na COP30, com propostas que conciliem preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico, tendo a Amazônia no centro da agenda”, destaca.
Logo após, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP 30 e principal negociador do Brasil nas conferências do clima, apresentará os principais eixos temáticos e preparativos para o evento global.
Além disso, diversas autoridades já estão confirmadas no encontro, como os governadores Gladson Camelí (AC), Clécio Luís (AP), Wilson Lima (AM), Renato Casagrande (ES), Mauro Mendes (MT), Barbosinha (em exercício, MS), Helder Barbalho (PA), Raquel Lyra (PE), Cláudio Castro (RJ), Fátima Bezerra (RN), Fábio Mitidieri (SE) e Wanderlei Barbosa (TO), além dos vices Ronaldo Lessa (AL), Jade Romero (CE), Daniel Vilela (GO), Lucas Ribeiro (PB), Gabriel Souza (RS), Sérgio Gonçalves (RO) e Felicio Ramuth (SP).
A expectativa é que, além da definição de pautas prioritárias, o encontro ajude a construir uma imagem coesa do Brasil na COP30, com foco em sustentabilidade, justiça climática e desenvolvimento verde.