Belém recebe o título de ‘Capital Mundial do Brega’ pela ONU Turismo

Compartilhe
O Brega não é apenas um estilo musical, mas também uma dança e uma manifestação cultural que se entrelaça com a própria história da cidade. Foto: Bruno Cruz / Agência Pará.

Na última sexta-feira (30) Belém foi reconhecida como a Capital Mundial do Brega. O título foi concedido pela Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), uma agência da Organização das Nações Unidas para promover e desenvolver internacionalmente o campo do turismo.

O título celebra a força popular e importância cultural do Brega paraense, que já é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado desde 2021.

O anúncio foi feito durante a reunião do Conselho Executivo da entidade, em Segóvia, na Espanha e o túitulo foi entregue ao ministro do Turismo, Celso Sabino, pelo secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili. “Tenho muito orgulho de ter participado diretamente desse momento tão especial e de muita alegria para todo nós paraenses! Esse título só reforça o que a gente já sabe: Belém é sinônimo de cultura, alegria e, claro, muito brega!”, escreveu o ministro em suas redes sociais.

Em Belém, o Brega não é apenas um estilo musical; mas também uma dança e uma manifestação cultural que se entrelaça com a própria história da cidade. Nas periferias, o ritmo representa resistência, lazer, memória e pertencimento. Desde o brega romântico tradicional até o moderno tecnobrega com as aparelhagens, esse gênero musical tipicamente paraense que projetou vários artistas para além das fronteiras locais, com destaque para Joelma, DJs Dinho, Djs Edilson e Edielson, Gaby Amarantos, Zaynara, Viviane Batidão, Wanderley Andrade, Gang do Eletro, Felipe Cordeiro e muitos outros.

O ministro do Turismo Celso Sabino recebeu o título que reconheceu Belém como Capital Mundial do Brega pela ONU Turismo . Foto: Reprodução / Instagram Celso Sabino.
Tags