Belém recebe projeto Hub de Segurança Alimentar e Nutricional

Uma iniciativa visa ajudar a combater a fome, fortalecer a economia local e promover inclusão social. Assim é o Hub de Segurança Alimentar e Nutricional, projeto promovido pela Ação Cidadania em parceria com a Coca-Cola Brasil que acaba de chegar em Belém, com o objetivo de oferecer uma solução contínua e de longo prazo para fortalecer a segurança alimentar na região, beneficiando mais de 100 organizações sociais locais.
O total de investimento chega a R$3 milhões, com R$1,5 milhão destinado pela Coca-Cola Brasil para infraestrutura do espaço, que será operado pela Ação da Cidadania. O Hub de Segurança Alimentar e Nutricional traz a Belém dois projetos prioritários:
1. Cozinha de Alimentos: Capaz de preparar e distribuir até 1.000 refeições diárias, a princípio para os mais de cinco mil voluntários que atuarão durante a COP 30 e, depois, para ONGs e comunidades locais. Além de refeições, o espaço oferecerá capacitação e formação profissional, promovendo uma abordagem educativa e contínua para segurança alimentar.
2. Banco de Alimentos: Com foco na arrecadação, triagem e redistribuição de alimentos para entidades sociais e comunidades vulneráveis.
O projeto também visa estimular a economia local com a aquisição de alimentos de pequenos produtores e da agricultura familiar, e a contratação de mão de obra local. Além disso, práticas como compostagem e uso de embalagens recicláveis reforçam o compromisso ambiental do Hub de Segurança Alimentar e Nutricional.
Para o diretor-executivo da Ação Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso, o projeto fortalece a sustentabilidade e a inclusão social. "Trata-se de uma estrutura permanente, com grande potencial de mobilização social e impacto duradouro. A parceria com a Coca-Cola Brasil tem sido essencial para tornar esse projeto viável, integrando soluções práticas, sustentáveis e alinhadas com políticas públicas. O Hub vai gerar empregos, fortalecer a produção local e, acima de tudo, garantir comida de verdade para quem mais precisa”, comenta.