Belém sedia conferência da ONU sobre segurança humana e justiça climática

Compartilhe
Evento acontece na próxima segunda-feira (7), na Estação das Docas
Foto: Agência Pará / Divulgação.

A Estação das Docas, em Belém, sedia na próxima segunda-feira (7), a Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Segurança Humana e Justiça Climática. O evento é realizado pelo Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), em colaboração com o Ministério Público do Estado do Pará.

A conferência tem por objetivo principal contribuir para as discussões da COP 30, tratando de políticas de governança e colaboração multilateral para atenuar os efeitos das mudanças climáticas. A ação busca consolidar a Agenda 2030 da ONU e os compromissos assumidos no Acordo Climático de Paris, com ênfase na Amazônia, e a redução dos prejuízos humanos causados pelos eventos climáticos extremos.

Participam da programação autoridades internacionais e nacionais como o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., responsável pela coordenação do evento, o Ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, na condição de Presidente Honorário, o Governador do Pará, Helder Barbalho, que presidirá a conferência, e o coordenador-geral do Coplad, Edmundo Oliveira, que fará a coordenação internacional.

Além de abordar temas importantes acerca das mudanças climáticas e dos seus efeitos sobre os seres humanos, a conferência destaca a relevância de Belém e do Pará no cenário internacional, bem como a liderança da Amazônia nos debates climáticos mundiais.