Campanha alerta para a conscientização sobre o aneurisma cerebral
Doença considerada silenciosa pode afetar de 2% a 5% da população, diz especialista.
Setembro é o mês de conscientização sobre o aneurisma cerebral. A iniciativa visa educar a população acerca dessa doença silenciosa que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada a tempo.
De acordo com o neurocirurgião Adriano Moraes, o aneurisma cerebral ocorre devido a uma dilatação anômala em um vaso sanguíneo do cérebro. Entre as causas para o surgimento da doença, o médico destaca a herança genética, a pressão alta e o hábito de fumar.
Ainda segundo o especialista, o aneurisma cerebral acomete entre 2% e 5% da população, sendo mais grave quando há o rompimento que leva ao sangramento ao redor do cérebro, podendo deixar sequelas graves ou levar à morte em até 30% dos casos.
Sinais e Sintomas
Os principais alertas para um possível caso de agravamento do aneurisma cerebral incluem: dores fortes de cabeça, visão dupla ou turva, náuseas e vômitos, convulsões, desmaios repentinos e dificuldade para executar atividades cotidianas.
A prevenção passa por consultas regulares com um neurocirurgião, sobretudo se há histórico de aneurisma cerebral na família ou se o paciente apresenta algum fator de risco. Além disso, é importante adotar hábitos de vida mais saudáveis como praticar esportes, controlar a pressão arterial e evitar o fumo e o consumo de bebidas alcóolicas.