Casa das Onze Janelas apresenta a exposição “SOLOS: Territórios Interpenetráveis” com oficinas gratuitas de pintura
O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém, recebe a exposição “SOLOS: Territórios Interpenetráveis”, que propõe um diálogo entre arte e ciências como biologia, geologia e geografia. Com curadoria da equipe educativa do espaço, a mostra reúne obras confeccionadas com elementos naturais retirados do solo, como: argila, ferro e minerais e está dividida em três núcleos: Corpos Naturais, Territórios Interpenetráveis e Outros Territórios.
As obras incluem fotografias, esculturas, vídeos, instalações e amostras de rochas cedidas pelo Museu de Gemas do Pará. Entre os destaques, estão imagens da Rodovia Transamazônica, de Paula Sampaio, e registros de Miguel Chikaoka feitos em cidades do interior do Pará, como Tucuruí, Marabá e Itaituba.
Além da visitação, o público pode participar das oficinas livres de pintura realizadas aos sábados, das 9h às 17h, que utilizam argilas naturalmente coloridas e sementes amazônicas para a produção de tintas. A atividade é gratuita e voltada para todas as idades, unindo prática artística e consciência ambiental.
A exposição conta com recursos de acessibilidade como Braille, Libras digitais, audiodescrição e réplicas táteis. A entrada é franca e a classificação etária é livre.
Serviço
Exposição “SOLOS: Territórios Interpenetráveis”
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – Praça Frei Caetano Brandão, Complexo Feliz Lusitânia, bairro Cidade Velha.
Visitação: terça a quinta-feira, das 9h às 14h; sexta-feira, sábado, domingo e feriados, das 9h às 17h
Oficinas de pintura: sábados, das 9h às 17h
Entrada gratuita.