Com a proximidade da COP30, Belém já registra aumento de 50% nos voos programados

Faltando menos de seis meses para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém, no Pará, os preparativos seguem em ritmo acelerado. Entre as principais medidas adotadas pela organização do evento está a ampliação da malha aérea da cidade, que já resultou em um aumento de 50% no número de voos programados para o período, em comparação com novembro de 2024.
Em articulação com o Governo Federal, a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizaram tratativas para ajustar a malha aérea de Belém com o objetivo de atender à demanda gerada pela conferência.
Segundo o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, a base aérea de Belém já foi qualificada para receber os voos oficiais e os chefes de Estado. Além disso, as salas VIP e de receptivo foram ampliadas, e a secretaria agora atua na coordenação para o aumento do número de voos internacionais com destino a Belém, e vice-versa.
Como resultado dessas articulações, a programação dos slots (autorizações para pousos e decolagens) foi antecipada, permitindo que as companhias aéreas se organizassem com antecedência e ofertassem voos extras para o período da COP30.
A Secretaria Nacional de Aviação Civil também informou que não será necessária a instalação de novos aeroportos executivos. No entanto, será garantido total suporte ao Aeroporto Internacional de Belém, que passará por obras de requalificação com investimento de R$ 470 milhões, além da antecipação dos prazos de entrega dessas melhorias.
Outro destaque entre as medidas adotadas é a chamada “estratégia de parking”, que consiste na utilização de 27 aeródromos da região como bases de apoio logístico. Esses locais servirão para o estacionamento prolongado, pernoite e abastecimento de aeronaves, evitando a sobrecarga do Aeroporto Internacional de Belém com o aumento no volume de voos esperado durante o evento.
Com informações do site COP 30 Brasil