Cultura Eco na COP chega ao terceiro episódio com foco nas periferias
Novo episódio do interprograma da TV Cultura do Pará busca amplificar as vozes das periferias da capital da COP 30.
O Cultura Eco na COP chega ao seu terceiro episódio nesta quinta-feira (9). Aprofundando os debates levantados ao longo das matérias especiais, o interprograma traz entrevistas que ressaltam as vozes e as demandas das periferias da capital paraense, destacando também iniciativas que surgem destes espaços em resposta à crise causada pelas mudanças climáticas. O novo episódio será exibido às 12h45 durante o Jornal Cultura 1ª edição e, na sequência, o interprograma será exibido no intervalo da programação.
Intitulado “As Periferias estão Vulneráveis", o terceiro episódio do interprograma dá visibilidade e amplifica as vozes de pessoas que vivem e pensam as realidades da periferia de Belém. Destacando a maneira desproporcional com que os impactos das mudanças climáticas atingem as áreas mais vulneráveis dos espaços urbanos da Amazônia, a matéria busca dar atenção, principalmente, à resistência dos habitantes da periferia frente aos desafios impostos pela crise climática, enfrentada com soluções criativas e comunitárias.
Participam do terceiro episódio: os pesquisadores da UFOPA, João Cortes e Diani Less; o historiador da UFPA e morador da Vila da Barca, Kelvyn Gomes; e Ana Beatriz Nahum, gestora de projetos COJOVEM.
O Cultura Eco na COP tem direção de Sonia Ferro, reportagem de Andreia Teixeira, produção de Lucas Filho e Douglas Borges, edição de Jefferson Monteiro e Ernesto Fernandes e vinheta de abertura de Júnior Braga. Os episódios inéditos vão ao ar toda quinta-feira, sempre durante o Jornal Cultura 1ª edição, às 12h45, sendo exibidos nos intervalos da programação da TV e disponibilizados no Youtube da Cultura Rede de Comunicação.
TV Brasil - Por tratar de um tema de interesse mundial, o interprograma será exibido em rede nacional pela TV Brasil, que se interessou em veicular um conteúdo sobre Amazônia feito por profissionais da região.
“Os olhares do mundo inteiro estão voltados para a Amazônia por conta da COP 30. Tão importante quanto conhecer nossa região é ouvir vozes daqui. Essa parceria da TV Brasil com a TV Cultura do Pará, exibindo conteúdo produzido por profissionais e especialistas da Amazônia, é um diferencial, pois apresenta um olhar de quem realmente vive a Amazônia no seu dia a dia”, comemora Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura do Pará.
Serviço
| O quê |: Programa Cultura Eco na COP - Episódio 3: As Periferias Estão Vulneráveis
| Quando |: Episódio inédito durante o Jornal Cultura 1ª edição, às 12h45 de 09/10 (quinta-feira) com exibições ao longo da interprogramação
| Onde |: TV e Portal Cultura
| Classificação |: Livre
| Email |: culturanacop@gmail.com
FICHA TÉCNICA
Direção/Roteiro: Sonia Ferro
Reportagem: Lucas Filho
Produção: Lucas Filho
Estagiário de Produção: Douglas Borges
Imagens: André Mardock, Josemar Garcia e Pamella Lavôr
Direção passagem de vídeo: Júnior Braga
Som direto e luz: Daniel Lucilo, Luciano Mourão, Pamella Lavôr e Ysomar Nascimento
Revisão de Texto: Tim Penner
Edição: Ernesto Fernandes e Sonia Ferro
Motion Graphics e Finalização: Ernesto Fernandes e Jefferson Monteiro
Vinheta de abertura: Júnior Braga e Ernesto Fernandes / Trilha: Tonny Brasil
Trilha sonora
“Amor Amor” - Magno
“Salve Pirrô” - ProEfx feat Flor de Mururé e seu Pai D´égua
“Minha Amiga” - Mauro Cotta
“Louca Saudade” - Lenne Bandeira