Dia Mundial da Voz chama a atenção para os cuidados com a saúde vocal
A atenção adequada é essencial para evitar o agravamento dos problemas com a voz

Seja aguda ou grave, alta ou baixa, a voz reflete nossa identidade e é uma das principais formas de se comunicar entre os humanos. Ela é tão importante que tem até um dia todinho para chamar de seu. Hoje, 16 de abril, é o Dia Mundial da Voz.
A data surgiu em 1999 no Brasil a partir de uma iniciativa de profissionais, como médicos, fonoaudiólogos e professores de canto, e tem como principal objetivo chamar a atenção para os cuidados com a saúde vocal. Desde 2002, a iniciativa se tornou mundial a partir do reconhecimento pela Academia Americana de Otorrinolaringologia.
O dia também marca os 20 anos da campanha Amigos da Voz, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que este ano tem como tema “Sua Voz Informa”, destacando o papel fundamental da voz na comunicação humana e nas interações sociais.
Alterações como rouquidão, falhas ou cansaço ao falar podem indicar problemas de saúde. Portanto, deve-se ficar atento aos sinais e, se necessário, procurar e ajuda de um fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista.
Doenças que afetam a voz
Condições alérgicas ou infecciosas, como rinites e sinusites, afetam o funcionamento da voz devido à obstrução da cavidade nasal, por exemplo.
Outra condição capaz de afetar a voz de forma permanente, se não for tratada adequadamente, é a laringite, infecção que costuma atingir a região das pregas vocais.
Situação semelhante ocorre no refluxo gastroesofágico, quando a acidez do conteúdo do estômago retorna pelo esôfago podendo danificar de forma irreversível a laringe.
O problema dos maus hábitos
Fumar e o consumo exagerado de bebidas alcóolicas afetam diretamente a saúde da voz, da laringe e até da boca.Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimam que cerca de 70% dos casos de câncer da laringe ocorrem em pessoas que fumaram por longos períodos da vida.
Já o esforço e o uso inadequado da voz, problema que pode acometer os cantores, por exemplo, podendo levar ao surgimento de nódulos nas cordas vocais.
Quais cuidados são necessários com a voz?
Segundo o fonoaudiólogo Simon Wajntraub, manter a hidratação, evitar bebidas ácidas e muito quentes, além de fugir do tabagismo e do álcool são as medidas de prevenção mais recomendadas para evitar problemas vocais. Mas, existem outras formas de cuidar da voz:
- Evite abusos vocais, o que inclui gritos e sussurros;
- Não permaneça por longos períodos em ambientes muito secos;
- Evite pigarrear e tossir sem necessidade;
- Consuma maçãs. Elas são ricas em pectina, substância que auxilia na limpeza do sistema vocal e evita o acúmulo de secreções;
- Evite alimentos que causem azia e má digestão, poupando as cordas vocais de serem atingidas por refluxo; e
- Evite o uso desnecessário de anti-histamínicos e diuréticos, que ressecam a mucosa das pregas vocais.