Espetáculo “Cavalas” realiza apresentações em Belém e Alter do Chão
Realizado pelas bailarinas Alana Falcão e Ana Brandão, programação inclui a realização de oficinas para adultos e crianças.

A partir do próximo dia 8 de janeiro, o espetáculo de dança “Cavalas” inicia a temporada no Pará, com de apresentações em Belém e Alter do Chão, além da realização de oficinas para adultos e crianças.
Protagonizada e dirigida pelas dançarinas Alana Falcão e Ana Brandão, “Cavalas” tem uma coreografia feita por paradoxos como animal e humano, terror e beleza, mítico e físico, a partir do desejo de liberdade e a disciplina da equitação.
Na programação em Belém será ministrada a oficina “Doses Cavalares”, nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, das 9h às 12h, na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUfpa). Já as apresentações ocorrem nos dias 9 e 10 de janeiro, às 15h e às 19h, no Espaço Experimental de Dança.
Em Alter do Chão serão realizadas duas oficinas: “Doses Cavalares”, nos dias 14 e 16 de janeiro, das 9h às 12h, no Centro Cultural Banzeiro e “Doses Cavalinhas”, das 14h às 17h. Já as apresentações serão nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, às 20h. No último dia haverá, também, as participações do Grupo de Carimbó do Centro Cultural Banzeiro e artistas locais.
Oficinas
Com 20 vagas disponíveis, a oficina “Doses Cavalares” é voltada a pessoas adultas interessadas em práticas de dança, sem necessidade de experiência prévia. Na versão infantil “Doses Cavalinhas”, a experiência se adequa às infâncias. Também com 20 vagas, podem participar crianças de 7 a 12 anos que gostem de se mover.
Todas as atividades são gratuitas e as inscrições para as oficinas devem ser feitas por meio de formulários disponíveis no Instagram @cavalascavalas.
As Bailarinas
A dançarina baiana Alana Falcão é mãe e mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como professora de dança da rede pública e crítica da área e é diretora editorial da Revista Barril, de crítica em artes. Ela mantém parceria criativa com o multiartista Leonardo França no projeto “Envultações” desde 2020.
Já a paulistana Ana Brandão vive na Bahia há 10 anos. Essa artista atua em diferentes campos da cena cultural, sobretudo como dançarina, educadora e iluminadora. Professora de artes da rede pública, é também mestranda em Dança na UFBA, onde desenvolve a pesquisa “Dobras: procedimentos poéticos para danças político-afetivas”. Ana também está em circulação com o espetáculo “Lá vem ela”, em homenagem a Rita Lee, no qual é dirigida por Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta.
Serviço
Belém
- Oficina “Doses Cavalares”
Data/Horário: dias 8, 9 e 10 de janeiro, das 9h às 12h.
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA (Tv. Dom Romualdo de Seixas, 820 – Umarizal).
Vagas: 20.
Inscrições gratuitas no Instagram @cavalascavalas.
- Espetáculo “Cavalas”
Data/Horário: dias 9 e 10 de janeiro, às 15h e às 19h.
Local: Espaço Experimental de Dança (Rua Domingos Marreiros, 1775 – Fátima).
Entrada gratuita.
Alter do Chão
- Oficina “Doses Cavalares”
Data/Horário: dias 14, 15 e 16 de janeiro, das 9h às 12h.
Local: Centro Cultural Banzeiro (Tv. Francisco Pedroso, 25 – Nova União).
Vagas: 20.
Inscrições gratuitas no Instagram @cavalascavalas.
- Oficina “Doses Cavalinhas”
Data/Horário: dias 14, 15 e 16 de janeiro, das 14h às 17h.
Local: Centro Cultural Banzeiro (Tv. Francisco Pedroso, 25 – Nova União).
Vagas: 20.
Inscrições gratuitas no Instagram @cavalascavalas.
- Espetáculo “Cavalas”
Data/Horário: dias 15, 16 e 17 de janeiro, às 20h.
Local: Centro Cultural Banzeiro (Tv. Francisco Pedroso, 25 – Nova União).
Entrada gratuita.