Exposição em Belém homenageia obra de João de Jesus Paes Loureiro

Compartilhe
Foto: Dinei/ Agência Belém

Está aberta a exposição “Paes Loureiro: operário do raro”, no Museu de Arte de Belém (Mabe), localizado no Palácio Antônio Lemos, que homenageia os 85 anos do escritor e poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, de forma gratuita, e seguirá no local até o dia 30 de janeiro de 2025.

Com curadoria de Janete Borges, Elaine Oliveira, Marcílio Caldas Costa e André Veiga, a exposição tem o objetivo mostrar um pouco da carreira do escritor, reconhecido como um dos maiores representantes da arte e cultura de Belém. A mostra conta com fotografias, vídeos, livros e instalações, que fazem uma grande inserção na vida do artista.

Sobre o escritor - Poeta, prosador, ensaísta e professor universitário, João de Jesus Paes Loureiro nasceu no dia 23 de junho de 1939, na cidade de Abaetetuba, no Pará. Em 2023, o escritor passou a ser membro da Academia de Letras do Brasil (ALB), ocupando a cadeira de número 25.

Graduado em Letras e Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Paes Loureiro lecionou estética, história da arte e cultura amazônica na instituição. Além de escritor, ele também desempenhou um papel relevante em políticas culturais no estado do Pará. Durante o período da ditadura militar no Brasil, chegou a ser perseguido e preso por participar de embates.

A obra do artista tem como foco a produção literária local, buscando dar visibilidade aos escritores e poetas da região, se baseando na cultura, história e imaginário amazônico, proporcionando uma visão particular de leitura do mundo contemporâneo.

Entre as principais obras literárias do escritor, estão: “Ilha da Ira”, primeiro prêmio do Serviço Nacional de Teatro do Ministério da Educação, Rio de Janeiro, 1976; “A Procissão do Sayrê”, prêmio Inacen/MEC – Rio de Janeiro, 1977; “Altar em Chamas”, prêmio de poesia pela Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, 1994; e o Romance das três flautas, finalista do Prêmio Jabuti. São Paulo, 1998.

Serviço:

Exposição  “Paes Loureiro, operário do raro”

Período de exposição: até dia 30 de janeiro de 2025

Local: no Museu de Arte de Belém - Mabe (Palácio Antônio Lemos. Praça Dom Pedro II - Cidade Velha)

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Entrada gratuita