Final da Copa Paraense de Rimas traz os maiores talentos do rap e shows inéditos para o Memorial dos Povos
Um grande evento celebra a cultura hip hop da Amazônia. No dia 23 de agosto, a Grande Final da 1ª Copa Paraense de Rimasserá realizado no Memorial dos Povos, a partir das 19h, com entrada livre. O evento vai reunir os 16 MCs mais talentosos do Pará para disputar o título de campeão de improviso. A noite promete ser ainda mais especial com a apresentação de Big Bllakk, um dos nomes mais relevantes do drill nacional, que se apresenta em Belém pela primeira vez. A programação também inclui shows de Moraes MV e Bruna BG, além da música de DJ Black.
Fruto da icônica Batalha de São Brás, berço do freestyle e da cultura urbana paraense, a Copa é uma vitrine de talentos emergentes da periferia e reafirma o rap como linguagem de denúncia, criação e pertencimento. Todas as batalhas estarão reunidas em um média-metragem documental, previsto para estrear ainda este ano, em sintonia com a COP30, conferência climática da ONU que acontece em Belém.
Para idealizador do projeto, Daniel ADR, a Copa Paraense de Rimas é mais do que um campeonato, é uma afirmação da nossa identidade. “O rap feito na Amazônia carrega nossas águas, florestas e favelas. É discurso ambiental e ferramenta de transformação social”.
Para os amantes do hip hop, a grande final da Copa Paraense de Rimas é um evento que não pode rser perdido. Será um momento para ver o encontro de diferentes gerações e estilos, mostrando a diversidade e o poder do rap da Amazônia. É uma prova de que, no Pará, as rimas têm força para serem ouvidas em todo o Brasil.
Influenciado por ícones como MV Bill, Racionais, Sabotage e até mesmo nomes da MPB como Jorge Ben Jor, o rapper carioca Big Bllakk construiu sua carreira mergulhado na música nacional. Conhecido por sua fusão única de drill com outras sonoridades, ele vê a oportunidade de tocar na Grande Final da Copa Paraense de Rimas como uma celebração da força do hip hop fora dos grandes centros do país, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Com letras que ecoam ancestralidade e vivências periféricas, Bruna BG representa a força feminina na cena hip hop amazônica, inspirando novas gerações a ocupar o microfone e afirmar suas vozes.
Desde 2016, a MC Bruna BG tem se destacado na cena musical, tanto em Belém quanto em outras cidades do Brasil. Como artista independente, ela já se apresentou em festivais importantes como Se Rasgum, Psica e Afropunk Experience, e também abriu shows de grandes nomes como BK, 3030 e Rael. Além de sua carreira nos palcos, BG também é responsável pela produção do Baile Rap Sessions, um evento que promove e valoriza a cultura e os artistas da periferia local.
Serviço
Grande Final da Copa Paraense de Rimas
Data: 23 de agosto, sábado
Horário: a partir das 19h
Local: Memorial dos Povos, Av. Gov. José Malcher, 257 – Nazaré, Belém
Entrada franca.
Acompanhe a programação completa nas redes da Batalha de São Brás e no perfil oficial do projeto no Instagram.