Governadores assinam declaração de apoio à realização da COP em Belém

Compartilhe
Foto: Marcelo Lelis / Agência Pará.

Os governadores e vice-governadores de presentes na XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores divulgaram nesta quarta-feira (13) uma declaração de apoio à Belém como cidade realizadora da COP 30 e da Cúpula de Líderes das Nações Unidas.

O documento, assinado por 19 governadores e vice-governadores, reafirma o “apoio irrestrito ao evento e à Cúpula dos Líderes na cidade de Belém, considerando não apenas o significado de seu propósito de realização na região amazônica, mas também as providências estruturais que estão sendo efetivamente adotadas pelos poderes públicos e pela iniciativa privada para a garantia de seu sucesso”.  Confira a íntegra da Declaração.

A declaração foi assinada no encerramento da reunião, que ocorreu no Centro de Economia Criativa do Parque da Cidade, e reuniu o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, o governador Helder Barbalho e mais 18 governadores e vice-governadores; a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP30, Hana Ghassan; além do prefeito de Belém, Igor Normando.

No evento, o embaixador André Correa do Lago apresentou as estratégias diplomáticas do Brasil para a COP 30 e explicou que a COP é um encontro não só dos governos e dos negociadores, mas que envolve também do setor privado, a academia e a sociedade civil.

Por outro lado, o governador Helder apontou que o sucesso da COP em Belém será uma vitória do Brasil. “A COP30 será em Belém, na Amazônia, mas deve ser vista como a COP do Brasil. O sucesso da conferência será o sucesso do Brasil, porque aquilo que concebermos aqui posicionará o nosso país como líder da agenda da sustentabilidade, permitindo que a floresta viva valha mais do que a floresta morta”, analisou.

 

Com informações da Agência Pará.