Governo Federal estende campanha de vacinação contra HPV até dezembro

Compartilhe
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Governo Federal prorrogou até dezembro deste ano a campanha nacional de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) para adolescentes de 15 a 19 anos. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ampliar o acesso, as doses estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, universidades, ginásios esportivos e até shoppings. A estratégia busca resgatar adolescentes e jovens que ainda não foram imunizados, garantindo maior proteção contra o vírus.

Sobre o HPV

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo, podendo causar desde verrugas genitais até diferentes tipos de câncer, como o de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos.

No caso de pessoas imunocomprometidas, como pacientes vivendo com HIV/aids, em tratamento contra o câncer ou transplantados, o esquema segue em três doses. A mesma regra vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

Com informações da Agência Gov