‘Junho Laranja’ destaca a importância da conscientização sobre a leucemia e a anemia

Compartilhe

Junho é o mês de conscientização sobre a leucemia e a anemia, duas doenças relacionadas com o sangue e para as quais o diagnóstico precoce é fundamental no aumento das chances de cura. Assim, para chamar a atenção da sociedade acerca disso, é celebrada a campanha “Junho Laranja”.
 

foto: foto
Foto:Ruty Romero

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostram que no Brasil a leucemia é o 9º tipo de câncer mais comum em pessoas do sexo masculino e o 11º no feminino. Ainda de acordo com o Instituto, são esperados para este ano no país cerca de 11,5 mil novos casos da doença. No Pará, a estimativa é de 320 casos, sendo 80 deles em Belém.

A leucemia, também conhecida como câncer do sangue, se caracteriza pela proliferação de células malignas na medula óssea (onde o sangue é produzido), prejudicando ou impedindo a produção de células normais e saudáveis, como as hemácias e os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, deixando o paciente vulnerável a outras infecções.

Já em relação à anemia, trata-se de um problema de saúde pública que afeta cerca de 30% da população mundial (aproximadamente 2,2 bilhões pessoas), segundo a Organização Mundial da Saúde.

A doença é caracterizada pela redução da hemoglobina no sangue, substância que carrega o oxigênio para todas as células do corpo humano. A anemia mais frequente é aquela relacionada à deficiência de ferro, correspondendo a cerca de 90% dos casos. Os mais afetados são as grávidas, idosos, crianças e adolescentes, bem como as pessoas que fizeram cirurgia de redução do estômago.

De acordo com a médica hematologista, Iê Bentes Fernandez, do Centro de Tratamento Oncológico, em Belém, diagnosticar precocemente essas doenças aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento. O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais, por isso é importante procurar um médico diante de sinais e sintomas sugestivos, acrescentou a médica.

Tags