Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos

Compartilhe
A orientação anterior era de que o exame fosse feito a partir dos 50 anos.

Foto: Reprodução / Internet.

Mulheres de 40 a 49 anos de idade, mesmo sem sinais ou sintomas de câncer de mama, podem realizar o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é do Ministério da Saúde e foi divulgada nesta terça-feira (23), como parte das medidas de prevenção e do diagnóstico precoce.

Segundo a pasta, a faixa etária de 40 a 49 anos concentra 23% dos casos da doença, sendo que a detecção precoce aumenta as chances de cura. Até então, a orientação era de que o exame fosse feito a partir dos 50 anos.

A recomendação é que o exame seja feito sob demanda, em decisão conjunta com o profissional da saúde a fim de que a paciente seja orientada sobre os benefícios e desvantagens em fazer a mamografia.

Até então, o protocolo do SUS orientava a mamografia somente a mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, mesmo sem sinais ou sintomas. Com a alteração feita pelo Ministério da Saúde, passa a prevalecer a seguinte regra:

  • Mulheres de 40 a 49 anos: terão acesso garantido ao exame, sem rastreamento obrigatório a cada dois anos;

  • Mulheres de 50 a 74 anos: exame de rastreamento a cada dois anos; e

  • Mulheres acima dos 74 anos: exame pode ser feito de acordo com a presença de comorbidades.

A mamografia é considerada o principal exame de rastreamento do câncer de mama, sendo capaz de identificar alterações como nódulos e cistos antes do surgimento de sinais clínicos. A doença é o tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo o INCA, a previsão é de 600 mil novos casos em 2025.

Com informações do Ministério da Saúde.