Morre a atriz Fada Santoro, primeira Escrava Isaura do cinema brasileiro

Compartilhe

Morreu no último domingo (15) uma das grandes artistas do cinema brasileiro, Mafalda Santoro, mais conhecida como Fada Santoro. Aos 100 anos de idade, a atriz veio a óbito na casa dela no Leme, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, uma semana após receber alta do hospital após contrair Covid-19.

História - Fada Santoro nasceu em 1924 na cidade do Rio de Janeiro e começou a atuar na década de 1930. Já nas décadas de 1940 e 1950 a atriz começou a marcar o cinema nacional e se tornou muito popular no meio do audiovisual, principalmente nos filmes de comédias e chanchadas, gênero brasileiro de comédias musicais que misturavam elementos de filmes policiais e de ficção científica.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Mas foi em 1949 que a artista conseguiu o estrelato de fato, quando protagonizou “A Escrava Isaura”, adaptação do livro de Bernardo Guimarães para o cinema. A obra contava a história de Isaura, uma bela moça que era filha de um capataz com uma escrava negra.

Já na década de 50, como consequência da fama da artista no cinema brasileiro, Fada Santoro foi convidada para trabalhar na Argentina, quebrando as fronteiras dos dois países e atuando em dois filmes internacionais. O último trabalho da atriz foi em 1967, quando ela atuou na novela “A Rainha Louca”, exibida pela emissora Globo.

Na década de 1969, a artista se casou com o polonês Michael Krymchantowski e optou por uma vida reclusa, longe das câmeras e holofotes. Com isso, ela passou a se dedicar à família, deixou a profissão e não dava entrevistas para a imprensa.

 

Tags