Museu das Amazônias será inaugurado no próximo sábado (4), em Belém

Compartilhe
Com contribuição do Museu Paraense Emílio Goeldi, novo espaço cultural vai funcionar no Complexo Porto Futuro II, integrando as obras para a COP 30.

Foto: Agência Brasil.

Como parte das obras para a COP 30, Belém recebe no próximo sábado (4) um novo espaço cultural: o Museu das Amazônias (MAZ), que funcionará no Complexo Porto Futuro II. A entrega do local será feita nesta sexta (3) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

No sábado o espaço será aberto ao público com duas exposições: no térreo estará aberta à visitação a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, com cerca de 200 fotografias em preto e branco feitas ao longo de sete anos de expedições do fotógrafo pela região.

No mezanino, os visitantes poderão conferir a mostra “Ajurí”, concebida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), apresentando oito instalações de artistas da região Norte e de outras partes do Brasil, em diferentes linguagens artísticas, como a pintura, fotografia, vídeo, escultura e experiências imersivas.

Comitê Científico

O Museu das Amazônias tem a colaboração do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) que, a partir de um convite do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi elaborado um comitê técnico-científico interno que colaborou em todas as fases de implementação do novo espaço, como a criação de conteúdos, pesquisas e projetos.

O trabalho foi feito por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Segundo o diretor do MPEG, Nilson Gabas Júnior, o novo museu nasce com a missão de democratizar e ampliar o acesso ao conhecimento acerca da região amazônica.

Entre as temáticas definidas para a atuação do MAZ estão aspectos relacionados à Panamazônia, como a Amazônia costeira e marítima, as florestas e manguezais, a Amazônia indígena e negra, além de perspectivas culturais e simbólicas relacionadas à região.

A realização do Museu das Amazônias se dá por meio da parceria entre Governo do Pará, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Cultural Vale (ICV), Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além do IDG e do Museu Goeldi.


Serviço

Inauguração do Museu das Amazônias

Data: sábado, dia 4 de outubro.

Funcionamento: das 10h às 20h.

Endereço: Complexo Porto Futuro II - Armazém 4ª. Bairro do Reduto. Belém (PA).

Entrada gratuita.