Museu do Instituto Evandro Chagas une cultura, história e ciência em Belém

Compartilhe
prédio evandro chagasa
Foto: Divulgação

Recém-inaugurado, o espaço tem várias exposições simultâneas com visitação gratuita a partir desta terça-feira (18).

Belém ganhou um novo espaço cultural com a criação do Museu do Instituto Evandro Chagas (MEV). Instalado no prédio histórico situado na Avenida Almirante Barroso que sediou o Instituto até o ano 2000, o prédio foi totalmente revitalizado para ampliar o acesso ao conhecimento e preservar a trajetória da saúde pública no país. A visitação é gratuita e inicia a partir desta terça-feira (18), das 10h às 16h.


O funcionamento do museu segue neste mês de novembro nos dias 21, 22. 23, 25 e 27 de novembro. Em dezembro as visitas podem ser feitas nos dias 2, 5, 9, 12, 13, 14, 16 e 19.
Entre as exposições promovidas pelo próprio MEV estão: “IEC: Ontem e Hoje”; “Joias da arquitetura do Casarão do IEC”; “O que o olho não vê: o invisível revelado pela microscopia”; e “Ciência & Fotografia”.


PARCERIA COM O PLANETÁRIO
Além de abrigar a produção científica do Instituto Evandro Chagas, o MEV também estabelece conexões com outras instituições locais, como o Centro de Ciências e Planetário do Pará. Vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Planetário participa do MEV com duas exposições: “VIII Concurso Ciência e Arte: Astrofotografia” e “Constelações Femininas: Mulheres que Iluminam a Ciência”.


Além destas mostras, a UEPA está presente com a exposição “Cientistas e Instituições Científicas e Tecnológicas da/na Amazônia (1822-2022)”, ressaltando a importância de instituições de ensino paraenses centenárias, como o Colégio Gentil Bittencourt, o Instituto Lauro Sodré e o Colégio Estadual Paes de Carvalho.


SERVIÇO
Museu do Instituto Evandro Chagas
Entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
Das 10h às 16h.
Em novembro: 18, 21, 22, 23, 25 e 27.
Em dezembro: 02, 05, 09, 12, 13, 14, 16 e 19.